Contato

Coluna do macario batista para o dia 23 de junho de 2023


Paris (França) 27 graus – A política muda de sexo.
O desempenho de Janja, o protagonismo da mulher do Presidente Lula, buliu nas entranhas da política brasileira. À frente da presença do marido, dona Janja, de tanto tomar posições, nem sempre seguindo as regras do jogo funcional-político, acaba sendo alvo de críticas, as mais diversas, por parte de políticos, jornalistas e empresas jornalísticas que cobram, e estou vendo isso aqui na Europa, uma postura onde o brasileiro costuma traduzir como “menas, Janja,menas”. É uma linguagem popularesca, mas é assim que tratamos, nós brasileiros quando vemos exageros em certas situações. Deixo claro: não é, nem será a opinião deste rep& oacute;rter ao analisar o instante sob crítica, mas o que digo é o que vejo e escuto.Ante-ontem, em Roma, Janja foi ao Papa, em tom coloquial e deu a ele uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré e o convidou a ver o Sírio, em Belém do Pará. Foi o primeiro susto. Depois, quando Lula e Francisco se juntaram numa audiência privada, algo reservado a chefes de Estado, Janja pulou a cerca sentou à mesa com os dois. Analista das coisas do Vaticano, por sinal, chama a atenção do fato assim: “Observem que Janja participou da audiência privada com o Papa, encontro que só acontece entre os chefes de Estado, segundo o protocolo do Vaticano”. Há, entretanto,um comentário que acende todas as luzes amarelas e algumas vermelhas nesse mundinho aí da política nacional; Lula estaria preparando Janja para disputar um mandato, com o risco de ser a própria a tentar ser sua s ubstituta. Ê ê!!!
A frase: “A paz é uma flor frágil”, diz o Papa Francisco recebendo presente do amigo Lula.
Foi quebra de protocolo (Nota da foto)
Esta é a foto que virou polêmica junto a quem acha que é importante que o Papa receba Lula pra tratar de fome no mundo guerra Russia-Ucrania. As audiências reservadas, segundo o Vaticano são com chefes de Estado e sempre com a presença de apenas tradutores se a coisa for complicada. Janja não era pra estar ali, falam vaticanistas e puristas do jogo diplomático.
Agendão parisiense
O que Lula da Silva faz em Paris. Ontem, por exemplo;Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global. Discurso no evento do Power Our Planet, no Campo de Marte, na capital francesa. Jantar oferecido pelo presidente Emmanuel Macron aos chefes de delegação participantes da cúpula.
Hoje, sexta feira...
Nesta sexta-feira (23), as agendas previstas são: Participação no Diálogo de Alto Nível da Cúpula, em Paris; Almoço de trabalho oferecido por Macron a Lula. Por se tratar de uma previsão, a programação, segundo o Palácio do Planalto, pode sofrer alterações.
Fazendo as contas
Neste primeiro ano de governo, Lula já visitou Estados Unidos, China, Japão, Reino Unido, Portugal, Espanha, Argentina, Uruguai e Emirados Árabes Unidos.
Danilo pega forte
Vice-líder do União Brasil, deputado federal Danilo Forte (CE), afirmou que decisões recentes da Aneel, sobretudo em relação à resolução que encarece a transmissão para energias renováveis, têm prejudicado os investimentos no Nordeste.
Virados pro sul
“No momento em que se impede a implantação de novos projetos e muda o sinal locacional para atender o centro-sul, o Nordeste perde…o Ceará perde. O falso discurso de redução do preço de energia, não se confirmou em nenhum do Brasil”.
Luciana Santos está aqui
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, cumpre agenda hoje, sexta-feira (23), em Fortaleza (CE). Em evento no Palácio da Abolição, ela anuncia recursos para a formação de jovens nas áreas das Tecnologias da Informação e da Comunicação. O anúncio faz parte de uma parceria do programa Residência em TIC, do MCTI, com o governo do Ceará, para viabilizar a segunda etapa do C-Jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário