Com estação entregue no parque Rachel de Queiroz, sistema conta atualmente com 193 estações e mais de seis milhões de viagens realizadas.
Bicicletar conta atualmente com 193 estações no sistema público de bicicletas compartilhadas de Fortaleza — Foto: Prefeitura de Fortaleza/Reprodução
Foto: Prefeitura de Fortaleza/Reprodução
Fortaleza deve contar com 17 novas estações do sistema Bicicletar até 2024. O anúncio foi feito neste sábado (3) pelo prefeito José Sarto, durante solenidade de entrega de uma nova estação no parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy. Desde o lançamento em dezembro de 2014, o sistema de bicicletas compartilhadas teve seis milhões de viagens.
Atualmente, são 193 estações em Fortaleza, com serviço expandido para bairros como Bom Jardim, Barra do Ceará, Edson Queiroz e Messejana. São mais de 400 mil usuários registrados para utilizar as bicicletas e uma média de três mil viagens por dia.
Além das 193 estações com bicicletas para adultos, a cidade conta ainda com 12 estações do Mini Bicicletar, para crianças, e 16 do Bicicletar Corporativo.
A meta da Prefeitura é que a cidade chegue ao número de 210 estações em 2024, alcançando 500 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias. No mapa das estações, ainda há bairros periféricos não contemplados, como os bairros José Walter, Passaré, Siqueira e Genibaú.
O sistema conta atualmente com cerca de 1.300 bicicletas. Ainda em 2023, a previsão é de adicionar 120 novas bicicletas e 500 novos pneus duráveis ao sistema, além de reparos para a melhoria de 30 estações existentes.
De acordo com informações da Prefeitura, a média é de 80 bicicletas que passam por reparos diariamente.
Na solenidade, Sarto comentou que mais investimento em políticas de mobilidade urbana com o estímulo às bicicletas será possível após Fortaleza ter sido selecionada pelo programa internacional Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI) — Iniciativa Bloomberg para Infraestrutura Ciclística, em tradução livre.
A capital se tornou a única cidade brasileira selecionada para receber 1 milhão de dólares (cerca de R$ 5 milhões) para investimento nas estruturas cicláveis. O programa selecionou propostas de dez cidades de todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário