Contato

Jeri é da gente


Governo Federal cancela edital de concessão do Parque Nacional de Jericoacoara
Um dia, muito tempo passado, Jeri começou a ser agredida. E conto: Primeiro repórter a mostrar Jeri ao mun
do, pela televisão foi o jornalista Macário Batista, no Fantástico. Faz muito tempo. Fui pautado pelo diretor Marcos Nunes, através de reportagem do jornal Diário do Nordeste, assinada pela jornalista Angela Marinho. E mostrei. Jeri estava sofrendo suas primeiras agressões, quando ainda não havia um lugar publico para comer, outro para dormir,mais um pra jogar conversa fora. Foi quando sentei, na casa de um pescador para conversar com o nativo, pescador e analfabeto Joaquim Canuto Pedro, que contou em versos um pedaço da história do lugar. Versos que nunca escreveu. Apenas gravou na memoria. Jeriquaquara era distrito de Acarau. Acarau libertou Jijoca que virou município e ficou com Jeri. O lugar virou point internacional, ganhou hotéis milionários, restaurantes vips e festas nababescas. Então, um governo federal irresponsavel inventou de dar Jeri. Ontem, o Ceará ganhou Jeri de volta. Veja o que aconteceu.
Governo Federal cancela edital de concessão do Parque Nacional de Jericoacoara
Modelo de gestão compartilhada será elaborado com os municípios unidos diretamente ao Parque
Ótima notícia para o Ceará. O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quarta-feira (6), através de suas redes sociais, que o Governo Federal cancelou o edital de concessão do Parque Nacional de Jericoacoara (PNJ) por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU). O local, um dos principais pontos turísticos do estado e do Brasil, foi colocado para concessão à iniciativa privada pela gestão federal anterior, com documentação publicada em dezembro do ano passado.
Com a revogação, o Parque Nacional de Jericoacoara passará por um processo de avaliação, não qual será discutido, tendo à frente do Governo do Ceará, modelo de gestão sustentável e que amplie ainda mais a sua capacidade turística e econômica, fazendo com que seja possível gerar mais emprego e renda à população cearense.
“Seguiremos dialogando com os prefeitos da região e a sociedade para que a gente encontre a melhor forma de gestão para o parque, sempre valorizando o turismo e garantindo fonte de renda para a população local. Jeri é patrimônio cearense!”, afirmou Elmano de Freitas em post nas redes sociais.
Da área total do Parque, 6.150,29 hectares pertencem ao Governo do Ceará. Lá, o Estado fez investimentos e ações nos últimos anos, promovendo a sua preservação, o estímulo sustentável e o desenvolvimento socioeconômico da região.
Entenda o caso
Ainda em 2022, a gestão passada do Governo Federal publicou documento no Diário Oficial da União colocando o Parque Nacional de Jericoacoara à disposição para concessão à iniciativa privada. Quando assumiu o Governo do Ceará, em janeiro deste ano, 2023, o governador Elmano de Freitas enviou ofício à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e pediu que o edital de concessão fosse revogado.
Dois meses depois, em março deste ano, foi publicada, no DOU, uma decisão de suspensão do edital de concessão do Parque Nacional de Jericoacoara à iniciativa privada.
Por fim, em maio, a Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) e as secretarias do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e do Turismo (Setur) construíram a Proposta de Gestão Compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara. O objetivo é estabelecer, entre a União, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Estado do Ceará, uma gestão do Parque Nacional de Jericoacoara de forma compartilhada, priorizando o fortalecimento das comunidades do entorno e o desenvolvimento do turismo ecológico, para melhor consecução da preservação dos ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica do Parque. O documento acolheu sugestões da população dos municípios que integram o Parque e ainda passará por novas discussões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário