O Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Condec) terminou o ano de 2023 com 368 novos pleitos aprovados de empresas instaladas ou que desejam aportar recursos no estado. Desse total, entre protocolos de intenções e resoluções de benefícios, são previstos cerca de R$ 5 bilhões em investimentos privados para os próximos anos no Ceará. Isso representa quase cinco vezes os aportes aprovados em 2022. Além dos investimentos privados, há previsão de geração de cerca de 9 mil novos postos de trabalho nos próximos anos.
O Condec é um órgão colegiado de deliberação vinculado ao Governo do Ceará, sendo presidido pela Casa Civil. É formado pelo presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e representantes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), da Fazenda (Sefaz), do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Planejamento e Gestão (Seplag).
“O Ceará segue se posicionando como um estado abundante em oportunidades e competitivo para a manutenção e atração de novos investimentos. Destacamos, por exemplo, os significativos aportes previstos por empresas que chegam ao estado para instalar parques eólicos em municípios interioranos. Isso representa a geração de emprego e renda para o nosso povo”, afirmou Danilo Serpa, presidente da Adece, responsável pela operacionalização do Fundo de Desenvolvimento Industrial do Estado (FDI).
O FDI é um acordo celebrado entre empresas e o Governo do Ceará para a concessão de incentivos fiscais. De acordo com dados de monitoramento da Adece, as 294 empresas incentivadas atualmente pelo FDI são responsáveis pela geração de 122 mil empregos diretos em todo o estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário