Contato

Bom dia


 

Reeleição de Sarto é prioridade do PDT, diz Lupi

Com nova comissão provisória, partido se reorganiza após racha e mira eleições. Fortaleza é o foco a nível estadual e nacional
O PDT cearense começou a tomar um novo rumo na última sexta-feira (12) com a posse da nova comissão provisória que agora comandará o partido no estado nos próximos meses, sob a liderança do ex-senador Flávio Torres. Os novos dirigentes querem “reconstruir” a agremiação no Ceará após o racha que a dividiu em duas alas e terminou com uma debandada liderada pelo senador Cid Gomes.
Agora, as prioridades do PDT neste momento são: a reeleição do prefeito de Fortaleza, José Sarto; a conquista de novos filiados, especialmente na capital; o fortalecimento da legenda pelo interior do estado, com a reorganização dos diretórios nos municípios.
O ato político da posse da comissão provisória contou com a presença dos presidentes licenciado e interino do PDT a nível nacional, respectivamente: o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o deputado federal André Figueiredo. Estiveram presentes também, além dos membros da comissão provisória empossada: o presidente do PDT Fortaleza, o ex-prefeito Roberto Cláudio, e seu vice, o prefeito José Sarto; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim; vereadores; deputados estaduais e demais filiados do partido em Fortaleza e outras cidades cearenses.
Mais cedo na sexta-feira (12), Lupi, que cumpria agenda em Fortaleza ao lado de Sarto,
disse que a pré-candidatura do gestor está “confirmadíssima”. “Ninguém teve dúvida disso. Sarto, para mim, é um candidato que, com as entregas que está fazendo, pode ganhar até no primeiro turno. Não se surpreenda”, declarou.
Além disso, o ministro afirmou que a reeleição de Sarto é prioridade nacional para o PDT nas eleições de 2024. Para isso, segundo Lupi, Fortaleza deve concentrar tanto apoio político como financeiro do partido. "Fortaleza é a mais importante cidade que o PDT administra e vai ser a mais importante que nós vamos apoiar em termos não só de investimentos do Fundo Eleitoral, mas de prestigiamento político", garantiu.
Já o novo presidente estadual do partido, Flávio Torres, em discurso durante a posse, falou que tem pressa para instalar um novo diretório estadual, prevendo convenção partidária em março para eleição dos próximos dirigentes. “Uma comissão de doze pessoas acho que não tem legitimidade para fazer coisa nenhuma, é muito pouca gente”. A comissão provisória instalada tem vigência autorizada pela Justiça Eleitoral até o início de julho.
Torres falou do novo momento do PDT Ceará, que deve perder muitos quadros na desfiliação coletiva liderada por Cid, e disse que ainda considera o partido como “médio”. “Eu sinto, quando eu olho para cada um de vocês, um ânimo de que a gente vai conseguir reconstruir esse partido onde ele foi extinto e reforçar onde ele está feito, porque a gente recebe um partido que não é pequeno. Nós temos o prefeito de Fortaleza, nós temos três deputados estaduais nossos, a Câmara Municipal de Fortaleza. Então, o partido é um partido médio”, disse.
O presidente falou ainda dos planos para reorganizar o PDT em todo o Ceará, alinhando os diretórios municipais ao novo comando do partido. “Vamos nos organizar nos municípios”, disse. Torres explicou que uma comissão formada por André Figueiredo, Roberto Cláudio e os três deputados estaduais alinhados ao grupo irá analisar as comissões provisórias constituídas nos municípios para que, caso aprovadas, sejam submetidas à Justiça Eleitoral.
“Acho que o partido tem que ter um critério, tem que ter uma coisa que seja homogênea”, ressaltou. “Nós vamos botar em comissões provisórias as pessoas em que nós confiamos”. Torres ainda disse desejar que o PDT chegue às eleições municipais em outubro “olhando para os outros na horizontal, de frente, no mesmo nível”.
Novos filiados
O ato de sexta-feira também incluiu a “filiação simbólica” de nomes que estão entrando para o PDT. O maior destaque é o ex-prefeito de Caucaia José Gerardo Arruda, que anunciou a pré-candidatura à eleição para buscar retornar ao cargo. Foram anunciados ainda outros nomes que irão ingressar no PDT, como os secretários municipais de Fortaleza da Regional 2, Rennys Frota, e Regional 12, Isaac Andrade, as vereadoras Ana Aracapé (PL) e Kátia Rodrigues (Cidadania), entre outros nomes.
Legenda: Lideranças do PDT se reuniram na posse de nova comissão e estabeleceram objetivos em nova fase.
Serviço de Igor Magalhães (OE

Nenhum comentário:

Postar um comentário