Lula formaliza criação da unidade do ITA no Ceará
Para o presidente, ato é por “gratidão” ao estado pelos avanços na educação. Camilo anuncia vestibular em 2024 e conclusão de obras em 2027
A pedra fundamental do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) do Ceará foi lançada na sexta-feira (19) com direito a um grande evento com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outras autoridades na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), local em que o novo campus da instituição será instalado. Na capital cearense, Lula assinou o decreto que formaliza a criação da unidade, a partir de reformas que serão iniciadas na BAFZ.
O ITA é tido como uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil. Oferta cursos de graduação e pós-graduação em Engenharias. Esta será a primeira sede do Instituto além da que fica em São José dos Campos, em São Paulo, e a única no Nordeste até agora.
Essa visita de Lula ao Ceará foi a terceira no estado no atual mandato e terminou uma série de viagens do presidente pela região nordestina para anúncios de investimentos em meio à aproximação das eleições municipais de outubro. Antes do Ceará, Lula passou também por Bahia e Pernambuco.
Na solenidade na BAFZ, Lula falou em descentralizar os investimentos públicos e do papel do Estado em garantir igualdade de oportunidades às pessoas, com especial atenção às desigualdades regionais do país, sobretudo no Nordeste. “A vida inteira eu tinha uma obsessão de terminar as desigualdades entre o Nordeste e o restante do Brasil. A única coisa que eu quero é que o Nordeste tenha as mesmas oportunidades que outros estados e regiões do País. E a educação é a base fundamental”, afirmou o presidente.
Lula também declarou que a decisão de trazer o ITA ao estado foi por “gratidão ao Ceará pelo que vocês fizeram e dizem a nós, brasileiros, sobre o que pode ser feito na educação deste país”, em referência às políticas reconhecidas nacionalmente em educação que tornaram o Ceará referência na área. Muitas dessas políticas estão sendo aplicadas agora no Brasil todo com o ex-governador Camilo Santana (PT) à frente do Ministério da Educação.
Na hora do seu discurso, Camilo ficou emocionado ao falar de educação e disse que aquele era um “dia histórico”. “É um dia histórico para o Ceará e para a educação do Nordeste brasileiro. O senhor não sabe... essa ação que o senhor está fazendo para o Nordeste brasileiro e para o Ceará…porque nenhum país, nenhum estado vai crescer sem dar educação para o nosso povo. Viva a educação brasileira!”.
O ministro deu detalhes sobre o funcionamento da unidade cearense do ITA, que terá dois novos cursos estratégicos, com 25 vagas cada: Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas. Camilo também prevê a oferta de programas de pós-graduação, com mestrado e doutorado. O vestibular e o concurso para professor devem ser lançados ainda neste ano.
Os primeiros alunos deverão ser acolhidos, em 2025 e 2026, no campus paulista e, em 2027, quando as obras na BAFZ deverão ser concluídas, as atividades serão passadas para o campus cearense. “As primeiras turmas iniciarão em São Paulo até que toda a estrutura esteja pronta aqui (em Fortaleza). Nós queremos aqui o mesmo padrão do ITA de São José dos Campos”, disse o ministro.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou que o Estado irá oferecer um curso preparatório para o vestibular do ITA, voltado aos alunos da educação pública cearense. “Nós já tivemos uma primeira conversa com a educação privada, que se destacou no Ceará na preparação de jovens para o ITA. Queremos aproveitar essa experiência. Já dialogamos sobre o material pedagógico e troca de experiência com professores. Queremos identificar jovens talentos desde a sua infância”, explicou o gestor.
Articulação política
Na solenidade da sexta-feira (19), Lula deu crédito ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, pelo projeto da instalação do ITA no Ceará. Múcio, por sua vez, atribuiu a ideia ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno. Entretanto, a concretização desse projeto ocorre após cerca de uma década de articulações políticas.
Foi o comandante e aviador Vianney Gonçalves Júnior quem pensou em instalar um campus do ITA na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) depois que o local foi esvaziado de atividades por volta de 2010. Mesmo assim, ele diz que o ITA cearense é um “sonho antigo” e fruto de um desejo coletivo. Vianney buscou apoio político ao projeto e procurou, pela sua atuação junto às instituições militares, o então deputado estadual Manuel Duca (Republicanos), o Duquinha, que articulou apoio do Legislativo cearense à iniciativa.
O plenário da Assembleia Legislativa do Ceará aprovou em 2014 ofício com moção de apelo para a instalação do ITA na BAFZ. O documento chegou a ser enviado ao comandante da Aeronáutica, ao ministro da Defesa e ao reitor do ITA daquela época. Porém, naquele momento não houve uma resposta favorável ao projeto.
Em seguida, a ideia também foi apresentada ao então governador do Ceará, Camilo Santana (PT). Em 2023, com Camilo no Ministério da Educação e o alinhamento entre os governos federal e estadual, o ITA cearense começou a se tornar realidade. Em agosto do ano passado, com parceria entre União e Estado, houve a assinatura do acordo de cooperação interministerial, entre Educação e Defesa. Já a aprovação do projeto veio em outubro, com a entrega do relatório técnico.
Serviço de Igor Magalhães (OE)
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário