Profetas de Chuva preveem inverno bom, no Ceará
O inverno deste ano de 2024 tem chances de ser dentro da média, segundo uma série de indicativos da natureza. A análise foi apresentada no final de semana no 28º Encontro de Profetas da Chuva, que acontece anualmente em Quixadá, no Sertão Central. O encontro, realizado no campus Quixadá do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação (IFCE), é um dos mais tradicionais eventos do Sertão Central e marca o início do calendário cultural na região. Para este ano, o indicativo principal do prognóstico foi de chuvas dentro da média do Estado a partir do fim de fevereiro. Até lá, segundo os profetas que compareceram ao evento, as precipitações devem ser irregulares. Segundo o coordenador do evento e secretário da Cultura de Quixadá, Clébio Viriato, alguns profetas ainda estão otimistas e acreditam que as chuvas serão acima da média.O prognóstico dos profetas é mais positivo que os indicativos de seca já mencionados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que alerta para a presença do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Oceano Pacífico e influencia negativamente nas chuvas do Ceará. "Agora a gente há de compreender que o inverno pra Funceme é diferente do inverno do agricultor, dos profetas da chuva", explica Clébio. Para os agricultores, a chuva que ajuda nas plantações e enche cisternas já é considerada positiva. Órgãos governamentais levam em conta outros marcadores, como o aporte em grandes açudes. "Eu acredito muito mais em quem é da terra, vive da terra, conhece as manifestações da natureza porque está ali convivendo com ela na sua intimidade", afirma Clébio. Nesta edição do encontro, 23 profetas compareceram para explicar o que preveem para o inverno. A maioria dos profetas é da região do Sertão Central, onde há tradição de observar a natureza para prever o tempo. No entanto, Clébio afirma que há esforços para fazer uma rede de observadores da chuva, incluindo representantes do Sertão dos Inhamuns, Cariri, Maciço de Baturité e Região Metropolitana de Fortaleza, com Maranguape. (Com Wilrismar Holanda)
A frase: "As experiências da vida não nos tornam melhores que ninguém, apenas menos ignorantes do que fomos ontem". Tão pensando.
Aves,formigas e cupins (Nota da foto)
Os profetas da chuva avaliam, ao longo do ano, uma série de sinais fornecidos por elementos naturais. A altura de terrenos onde formigas e cupins fazem seus ninhos e a posição de estrelas e nuvens em determinadas datas, por exemplo, são alguns indicativos.Previsões batem com as que foram apresentadas no Encontro dos Profetas em Tauá,dia 10 deste mês. A casa do João-de-barro está com a entrada pro poente.A chuva é do nascente.
No entorno de Eudoro
Presidente do PSB no Ceará, a chance de Eudoro Santana apoiar o PDT em Fortaleza é nula. Para isso acontecer, o pai de Camilo teria que ser destituído. Nuvens da política.
Improvável
A tempo: na articulação para assumir o PSB no Estado, Eudoro fez questão que Cid fosse consultado a respeito. Para Cid, ficar ou não ficar no comando da sigla no Ceará não estão em causa.
Aliás...
“Cid recebeu e tem recebido constantes apelos para disputar a reeleição de senador”. Cid trabalha para viabilizar sua reeleição em uma aliança que inclui o PT e os partidos que fazem a base do governador Elmano.
Ministros fora
Lula manda ministros pra Davos e outras agendas. Ele mesmo vem pra cá.Começa pela Bahia, passa por Pernambuco, terra dele e desemboca em Fortaleza no evento da fundamental pro ITA,que o Duquinha inventou.
O trem de volta
Desde o Sonho Azul e o roubo dos trilhos que ligavam a REFESA entre Sobral e Camocim, não se ouvia falar em trem de passageiros no Ceará. Ai,alguém acordou do sono sonhando em nova linha de Fortaleza a Sobral.
Não se sabe pra quando nem como,mas o assunto domina as rodas. Nova bitola, trilhos extra, trem elétrico? O que vier será bem recebido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário