O ex-prefeito e presidente do PDT Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), defendeu a pré-candidatura do atual gestor José Sarto (PDT) na disputa pelo comando da capital cearense. Segundo ele, a reeleição de Sarto é um consenso no PDT a nível nacional, estadual e municipal. “Pré-candidatura naturalíssima e legítima. Isso hoje nos une”. As declarações foram dadas na última sexta-feira (12). Até o ano passado, ainda havia dúvida sobre quem seria o candidato do PDT em Fortaleza. O próprio Sarto chegou a dizer que Roberto Cláudio poderia ser o candidato no seu lugar.
Questionado sobre o fato de Sarto contar com apoio de nomes ligados ao bolsonarismo na sua base na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Roberto Cláudio falou da necessidade de alianças para a construção da governabilidade e fez comparações com outras gestões. Ele afirmou que há ministros do presidente Lula (PT) que votaram publicamente em Bolsonaro, assim como deputados que agora apoiam o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). “Há também vereadores que manifestaram voto no Bolsonaro”.
A questão ficou em evidência em dezembro passado, quando a CMFor aprovou o título de cidadão fortalezense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inclusive com o apoio de aliados de Sarto.
“Todos os governos, de todos os partidos, isso inclui o meu governo, do Sarto, do Elmano, do Lula, (...) buscam o caminho natural da governabilidade. Governabilidade é o caminho para você ter uma maioria no Parlamento para construir suas pautas de Governo. Isso faz parte”, disse Roberto Cláudio. “Esse é o modelo democrático de construção de maiorias que o Brasil tem hoje nos Parlamentos para buscar o caminho da governabilidade”, completou.
Mesmo assim, o ex-prefeito ressaltou que, mesmo com aliados de diversas bases ideológicas, a gestão de Sarto é “muito fiel às bandeiras do PDT”, destacando o bom desempenho nas áreas de educação e emprego. “As pautas do PDT Nacional estão incorporadas como prática de governo. É isso que, de fato, garante a identidade do seu governo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário