De olho em outubro

Mirando eleições, lideranças percorrem o interior para novas filiações
Figuras como Cid, Guimarães, e Augusta estão circulando os municípios nas articulações que antecedem o período eleitoral
Com a aproximação do período eleitoral, é cada vez mais comum a presença de lideranças políticas nos municípios do interior do estado à medida que preparam as articulações para o pleito deste ano, em que os cargos de prefeito e vereadores das cidades estarão sendo disputados. O foco neste momento está na filiação de novos quadros aos seus partidos e lançamentos de pré-candidaturas. A partir de 20 de julho, quando iniciam as convenções partidárias, as legendas precisarão definir, entre seus filiados, quem irá disputar cargos eletivos.
Nesse último final de semana, lideranças como Cid Gomes (PSB), José Guimarães (PT), Augusta Brito (PT), Eunício Oliveira (MDB) e Chiquinho Feitosa (Republicanos) estiveram nas mais diversas regiões do estado com esses objetivos.
Filiado ao PSB há menos de dois meses, o senador e ex-governador Cid Gomes levou com ele quando entrou para o partido cerca de 40 prefeitos, tornando a sigla socialista a maior em número de prefeitos no Ceará, com cerca de 60 gestores. Para além disso, Cid continua atraindo novos quadros ao PSB.
Na sexta-feira (15), ele esteve em Boa Viagem, no Sertão Central, participando do ato de filiação do prefeito Régis Carneiro. O evento atraiu também pessoas de partidos aliados e lideranças regionais. Já no sábado (16), Cid participou do ato de filiação da Dra. Gorete, prefeita de Itapajé, cidade da Região Norte.
Segundo partido com maior presença nas prefeituras cearenses, o PT também segue em um ciclo de novas filiações. Em dezembro passado, o partido aprovou o ingresso de cerca de dez prefeitos e iniciou um ano com uma série de atos previstos nas várias regiões do Ceará para marcar a recepção desses novos quadros. Desse grupo, incluem-se os prefeitos Aníbal Filho, de Granja, e Kennedy Aquino, de Uruoca, que formalizaram a filiação na sexta-feira (15).
Além desses, o partido recebeu mais três prefeitos da Serra da Ibiapaba no último domingo (17): Saul Maciel, de São Benedito; Ronilson Oliveira, de Croatá, e Zé Weliton, de Carnaubal. No sábado (16), filiou-se a vice-prefeita de Santa Quitéria, Lígia Protásio. Participaram desse atos a senadora Augusta Brito; o líder do Governo Lula na Câmara, deputado federal José Guimarães; o líder do partido na Assembleia Legislativa, deputado estadual De Assis Diniz; o presidente do PT Ceará, Antônio Filho (Conin), entre outros.
O presidente estadual do MDB, também filiou prefeitos do Ceará. No sábado, esteve na Região do Cariri para celebrar o ingresso de Chico Clementino, de Granjeiro; Cícero de Deus, de Araripe, e Fábio Pinheiro, de Porteiras. Eunício ainda formalizou a filiação de pré-candidatos a vereadores.
Já no Republicanos, o presidente estadual do partido, Chiquinho Feitosa, filiou no sábado (16) o prefeito Orlando Filho, de Mombaça, cidade do Sertão Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário