Coluna do Macário Batista em 18 de abril de 2024

Uma arte nobre
Dizer que a política é a arte de engolir sapo já era. É passado. Aquele povo que sabe das coisas depois, os sociólogos, que estudam e analisam as histórias, acabam por concluir que a política é arte de guerra, como diz o livro daquele seu Sun Tzu. Roda que roda a traquitana chora e no fim vence quem entende das estratégias. Nos estudos de trigonometria a gente vê bem onde está o alvo e nos cálculos se atinge  o objetivo. Adversários ferrenhos, derrotados duas vezes, Moses Rodrigues e o Pai dele, a Prefeito de Sobral, se unem a Cid Gomes. Calma! Em Umirim eles têm um adversário comum. Ai, dão-se os braços e vão estar juntos no mesmo palanque pelo bem que lhes interessa.  Se vai interferir nas candidaturas de Sobral, é difícil, mas pode haver chambregagem, que naquela cidade é possível  como uma espécie de freio de arrumação. Se for Izolda Cela a candidata, creio que nem Ciro, como jã prometeu não se meter, vai se meter a favor dos irmãos. Arrancaria a faca das costas e beijaria os dedos em cruz, jurando o que falou esses dias; "Pelo Ceará eu morro, por Sobral, eu mato". Melhor esperar pra ver. Cinturão queimado é jogo antigo das crianças o que traduzindo quer dizer que galinha do olho torto procura o poleiro cedo, ou ainda, barata esperta não atravessa galinheiro. 

A frase~"Não espere de mim o que não veio de você". Simples assim.

Turismo em alta (Nota da foto)
O trabalho de mobilização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), e junto ao trade e às instâncias de governança regionais, apresenta resultados positivos na formalização de empresas prestadoras de serviços turísticos no estado. Só no primeiro trimestre deste ano, foram 1.620 novos registros no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Esse número representa um crescimento de 99,26% em relação a 2019, período pré-pandemia, de acordo com dados da Setur.

Deficiência
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) registrou a marca de 50 mil solicitações do cartão de gratuidade para pessoas com deficiência (PCD). Até o mês de abril de 2024, o número de cartões ativos chegou a 43.658 pessoas beneficiadas com a gratuidade no transporte, prevista na Lei Complementar nº 57/2008.

Aliás...
Hoje, quinta-feira (18), o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) promove um mutirão de vagas de emprego destinadas à pessoa com deficiência. Serão 80 oportunidades de trabalho em supermercado, sem exigência de experiência nas funções. Entre as ocupações, estão auxiliar administrativo, empacotador, repositor e auxiliar de limpeza.

Cara de cala-boca
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira, 16, o Reajuste Tarifário Anual de 2024 da Enel Distribuição Ceará (Enel CE). Para os consumidores residenciais, serão reduzidos em 3,1%; para os usuários de baixa tensão em média de -3,03%); para alta tensão em média de -2,1% e efeito médio para o consumidor de -2,81%.


É possível
A ex-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela (PSB), afirmou que vai se desincompatibilizar do cargo de secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), e que concorrer à a candidatura à Prefeitura de Sobral “é uma possibilidade”.

Soldada do partido
“Já vivi isso, muitas vezes, apesar de não ter nem a intenção ou um plano definido de candidatura, mas o partido solicita a desincompatibilização para abrir uma possibilidade, abrir o leque de opção. É possível, embora também não esteja definido, programado, necessariamente”, falou.

Estourou no norte
O primeiro trimestre de 2024 encerrou com o quantitativo positivo de 26.822 novas empresas registradas no Ceará, de acordo com o levantamento da Junta Comercial do Estado do Ceará. O período de janeiro, fevereiro e março, apresentou um saldo de mais de 8 mil novos negócios em relação ao total de encerramentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário