Ceará envia ajuda humanitária ao RS e lança campanha solidária



O Governo do Estado vai enviar mantimentos aos gaúchos como uma das medidas de apoio. Cearenses podem contribuir com doações em campanha
O Governo do Ceará teve o aval da Assembleia Legislativa do Estado (Alece) nessa quarta-feira (😎 para prestar ajuda humanitária à população do Rio Grande do Sul, que vem sendo gravemente afetada pelas chuvas e enchentes que atingem o estado nos últimos dias. O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou o envio de 66 toneladas de alimentos, além de água potável. “Não estamos medindo esforços para ajudar o povo gaúcho nesse momento difícil e doloroso”, afirmou pelas redes sociais.
Para isso, o Executivo encaminhou pedido de autorização para essas medidas ao Legislativo estadual na forma de projeto de lei. A matéria foi aprovada com urgência pelos deputados, em menos de um dia após chegar à Assembleia.
O projeto de lei 41/2024 autoriza o Estado do Ceará a prestar ajuda humanitária a governos e populações de outros estados que enfrentam situações de emergência ou calamidade pública, no caso, o Rio Grande do Sul. Essa ajuda envolve a aquisição e doação de cestas básicas e outros insumos para suprir as necessidades da população.
A mensagem de Elmano para a Assembleia diz que, para contornar o cenário enfrentado pelo Rio Grande do Sul, diversos estados incluindo o Ceará se prontificaram a ajudar, prestando apoio na busca e no deslocamento de sobreviventes nas áreas mais atingidas. Porém, o texto ressalta também a “necessidade urgente da união de esforços e da cooperação federativa e institucional no sentido de providenciar alimentação e insumos básicos a todas as famílias prejudicadas, que estão sem lar”.
O projeto diz ainda que as despesas decorrentes dessas medidas previstas na lei vão partir do orçamento do Poder Executivo estadual, que poderá ser suplementado, se necessário.
O Governo do Ceará também já tinha adotado outras ações em apoio ao Rio Grande do Sul como o envio de equipe e helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para resgate das vítimas, além de equipe do Corpo de Bombeiros com 12 profissionais, cães, barcos e viaturas.
Campanha solidária
Com o mesmo objetivo de apoiar o Rio Grande do Sul neste momento, o governador Elmano de Freitas anunciou nessa quarta-feira (😎 durante a sua live semanal uma campanha solidária organizada pelo Estado do Ceará para receber doações dos cearenses.
Elmano falou da importância de a população do estado também se engajar nesse apoio. “Eu queria pedir a sua solidariedade também ao Rio Grande do Sul. Estou aqui para lançar esse movimento”, disse. “É hora de nos unirmos para ajudar os nossos irmãos gaúchos. O envio desses mantimentos é de fundamental importância para superar esses problemas. Doe o que você puder”.
Na campanha “Força Solidária Rio Grande do Sul” os cearenses podem dar sua contribuição entregando mantimentos em Fortaleza e 18 municípios do estado. Conforme o governador explicou, os itens prioritários para a doação são alimentos não perecíveis, alimentos enlatados, água potável, kits de higiene pessoal e kits de cama, mesa e banho.
Na Capital, os mantimentos podem ser entregues no Batalhão do Corpo de Bombeiros, no bairro Jacarecanga, e no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), no bairro Aeroporto. Já no Interior, as entregas ocorrem nos quartéis do Corpo de Bombeiros em 18 municípios: Maracanaú, Horizonte, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Aracati, Sobral, Canindé, Itapipoca, Ipueiras, Iguatu, Crateús, Tauá, Juazeiro do Norte, Crato, Quixadá, Quixeramobim, Limoeiro do Norte e Baturité.
As doações chegarão ao Rio Grande do Sul através de uma parceria com as companhias aéreas Latam, Gol e Azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário