Dinheiro e politicagem

 


Espanhol Rodri supera brasileiro Vini Jr. e leva Bola de Ouro
Votação da revista francesa France Football privilegia meio-campista do Manchester City em detrimento do atacante do Real Madri. Vencedor do prêmio da Fifa, que também escolhe ‘o melhor do mundo’ do futebol, acontece no início de 2025
FOTO: Molly Darlington/reutersMeio-campista Rodri em aquecimento antes de jogo pelo campeonato inglês
Meio-campista Rodri em aquecimento antes de jogo pelo campeonato inglês
Votação da revista francesa France Football deu nesta segunda-feira (28) a Bola de Ouro da temporada 2023/2024 a Rodri, meio-campista da seleção espanhola e do clube inglês Manchester City.
O brasileiro Vinicius Junior, atacante da seleção brasileira e do Real Madri, não compareceu à cerimônia no Théâtre du Châtelet, em Paris, assim como a delegação de seu clube.
“Eu esperei o ano inteiro para ver o Vini Jr. ser reconhecido merecidamente como melhor jogador da atualidade. E agora vêm dizer que não vão dar a Bola de Ouro para ele? Que Bola de Ouro é essa?”
Marta
jogadora da seleção feminina de futebol
A ausência de Vini Jr. e da delegação do Real Madri na cerimônia da Bola de Ouro, um dos dois principais prêmios que escolhem “o melhor do mundo” do futebol, foi um protesto. O clube espanhol considera “injusto” e “vergonhoso” que a honraria não tenha sido entregue ao brasileiro, conforme registrou o site da ESPN Brasil.
Significado político
O resultado está permeado de debate político. Vini Jr. se tornou voz ativa contra o racismo no futebol. Vítima de preconceito explícito em jogos da Espanha, ele também é criticado por parte da imprensa local, como mostrou o portal Terra. Isso ocorre tanto por seu estilo provocador — e às vezes considerado individualista — quanto por sua própria atitude combativa contra o racismo.
O jornalista espanhol Lluis Miguelsanz, do diário Sport, afirmou nesta segunda-feira (28), por exemplo, que Rodri supera o brasileiro “na Bola de Ouro dos valores”. “Suas reclamações constantes e suas provocações, seus atos reprováveis no campo e a sensação de que ele não aprende seguramente tiraram votos”, escreveu Miguelsanz, conforme reportou o site da CNN Brasil.
A avaliação do jornalista mostra como a imprensa espanhola ainda minimiza o racismo sofrido por Vini Jr.. Parte do país, porém, vem fazendo uma autocrítica quanto à condescendência diante dos ataques sofridos pelo brasileiro. Já existem condenações judiciais de torcedores. O tema colocou a Espanha no divã, como analisou o Nexo num Expresso de 2023.
A votação da Bola de Ouro
Trinta indicados são definidos por jornalistas da France Football. Após o anúncio, um jornalista de cada um dos 100 melhores países do ranking da Fifa vota nos seus jogadores preferidos dentre os listados. O representante brasileiro é o narrador Cléber Machado, atualmente no SBT e no Amazon Prime.
Os jornalistas votam nos cinco jogadores que acreditam ter tido o melhor desempenho individual e coletivo da temporada, talento, fair play e carreira. Em cada posição indicada, os atletas recebem pontuações – o primeiro recebe seis pontos, enquanto o quinto recebe um.
Aqueles que somarem mais pontos conquistam a Bola de Ouro. Na edição de 2023, o argentino Lionel Messi, do Inter Miami, e a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona, venceram o prêmio.
Desempenho e prêmio Fifa
Rodri, de 28 anos, marcou 12 gols na temporada 2023/2024 e deu 13 assistências. Vini Jr., de 24 anos, marcou 26 gols e deu 10 assistências. O meio-campista espanhol foi protagonista da seleção da Espanha no título da Eurocopa, foi campeão inglês pelo Manchester City e também campeão do mundial de clubes. O brasileiro não teve destaque na seleção, mas liderou o Real Madri nos títulos da Liga dos Campeões e do campeonato espanhol, como lembrou o portal UOL.
A Bola de Ouro é apenas um dos dois mais importantes prêmios de “melhor do mundo” do futebol na temporada, conforme explicou o Nexo num Expresso. A Fifa, federação internacional do esporte, entrega seu troféu The Best no começo de 2025. Vini Jr. está na disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário