Contato

Coluna do Macário Batista em 23 de abril de 2025

Habemus saudade
Contei aqui a saga de uma viagem que fiz a Roma para a eleição de um novo Papa. Francisco escolhido, contava que escolheu seu nome de Papado, pela frase ouvida do amigo, dele, Dom Claudio Humes, que foi arcebispo de Fortaleza. Antes mesmo da escolha do seu nome para um papa "Trazido por cardeais do fim do mundo", Humes disse, como uma premonição de que seria o eleito, na enésima votação: "Não esqueça dos pobres". Daí, Francisco.

Francisco,o jesuita, era amigo do Brasil (Nota da foto)
A morte do Papa Francisco na segunda-feira, 21 de abril de 2025, deixa uma lacuna imensa não apenas para a Igreja Católica, mas também para a América Latina e, em particular, para o Brasil. Mais do que um líder espiritual, Jorge Mario Bergoglio foi um farol de humanidade, justiça social e compromisso com os povos marginalizados do Sul Global. Ao longo de seu pontificado, demonstrou de forma corajosa e inequívoca ser um grande amigo do Brasil — e um aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos momentos mais sombrios da história recente do país. Francisco jamais se calou diante da injustiça. Quando Lula foi vítima de um processo viciado de lawfare, conduzido por um sistema judicial politizado e manipulado por interesses estrangeiros, o Papa tomou partido – e foi o partido da justiça. Em 2018, quando o então ex-presidente se encontrava encarcerado de forma ilegal em Curitiba, Francisco fez questão de enviar um sinal claro de solidariedade. O gesto de presenteá-lo com um terço teve grande repercussão e mostrou ao mundo que o líder da Igreja Católica não se deixaria intimidar por pressões midiáticas ou geopolíticas. Naquela ocasião, o Brasil 247, assim como outros veículos de comunicação independentes, noticiou com destaque o gesto de Francisco. A reação veio rápida. Agências de "checagem" ligadas a big techs tentaram desqualificar a informação como se tratasse de “fake news” – mais uma tentativa de censurar vozes dissonantes do monopólio informativo que sustentava a narrativa da Lava Jato. Mas a verdade resistiu. Pouco tempo depois, o Papa Francisco escreveu uma carta de próprio punho ao presidente Lula, ao receber o livro “A verdade vencerá", das mãos do ex-chanceler Celso Amorim.
A frase: "Eu acho que a pessoa deixa de fazer coisa errada não porque considera errada. A pessoa deixa de fazer coisa errada por causa da vergonha." Augusto Benedito Morello, juiz de direito. E eu penso assim
Não existe plano B”, diz Guimarães sobre Lula candidato em 2026 e afirma que ele “ganha de todos”
Líder do governo na Câmara afirma que presidente está com “saúde de ferro” e aposta em recuperação da popularidade até o fim do ano.
O líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), reafirmou que o PT não trabalha com nenhuma alternativa à candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2026.
É o homem
“É ele o nosso candidato”, declarou o deputado em entrevista à rede ANC, do Ceará. “Lula está com a saúde de ferro.”Guimarães demonstrou otimismo em relação ao cenário político e à avaliação do governo. Segundo ele, apesar de uma queda recente na popularidade, o Planalto deve encerrar 2025 “muito bem avaliado”, com entregas que consolidarão a confiança da população.
Luta pela entrega
“O governo está fazendo de tudo para entregar tudo aquilo que foi prometido”, afirmou.O deputado também comentou sobre o impacto de notícias falsas na imagem do governo. Ele apontou que o boato envolvendo o Pix — espalhado por figuras da oposição, como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) — teve efeito negativo temporário na aprovação presidencial.
Mentira com pernas longas
“Foi uma mentira que prejudicou o governo naquele momento”, disse. Com relação à disputa eleitoral, Guimarães foi direto ao mencionar os possíveis adversários da direita: Tarcísio de Freitas (SP), Ronaldo Caiado (GO) e Ratinho Jr. (PR), além do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível.
Sob a liderança de Lula
“Vamos disputar as eleições: seja com o ex-presidente ou com qualquer outro candidato”, disse. E completou: “Mesmo com essa queda na popularidade, as pesquisas mostram que Lula ganha de todos”. As pesquisas eleitorais confirmam o cenário citado por Guimarães, com Lula liderando em todos os cenários simulados para primeiro e segundo turnos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário