Coluna do Macário Batista em 05 de maio de 2025
As esquisitices e jogadas da política (I)
Demissão de Lupi é parte de uma ação coordenada contra Lula e tem como objetivo viabilizar a candidatura de Ciro Gomes. O primeiro objetivo da oposição foi alcançado. O segundo é afastar o PDT da base do governo e viabilizar uma candidatura alternativa. A demissão, a pedido, de Carlos Lupi do Ministério da Previdência Social vai muito além da responsabilização por falhas na gestão do INSS. Segundo Leonardo Attuch, editor chefe do 247, trata-se de um movimento político orquestrado, com claros objetivos eleitorais e estratégicos. O bombardeio promovido pela imprensa corporativa, que hoje é um pilar central da oposição, tem como meta enfraquecer o projeto de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026, fragilizar a aliança com o PDT e abrir caminho para o reposicionamento político de Ciro Gomes, com uma eventual candidatura alternativa de “centro-esquerda” no próximo ano. Ainda que Lupi não figure como investigado na operação da Polícia Federal, a narrativa construída pelos grandes veículos de comunicação foi a de um escândalo irreparável e de uma demissão inevitável. Houve uma sincronia evidente entre editoriais, colunistas e comentaristas de grandes grupos de mídia, todos empenhados em criar um clima de condenação moral. Nesse contexto, a queda de Lupi deixou de ser um fato administrativo para se converter em um ato simbólico: o início de uma tentativa de reconfiguração da base aliada de Lula, com efeitos diretos sobre o cenário eleitoral de 2026. A engenharia política por trás da crise foi revelada por um comentário do jornalista Octavio Guedes, da GloboNews. De acordo com ele, setores ligados a Ciro Gomes interpretam a demissão como uma “oportunidade” para o rompimento do PDT com o governo. Trata-se de uma sinalização clara: há, dentro do partido, forças interessadas em reposicionar Ciro como uma candidatura “alternativa” a Lula, ainda que a serviço de interesses historicamente ligados às elites econômicas.
A frase: "Você só morre quando esquecerem de você". Quem disse isso, morreu.
Casal da educação (Nota da foto)
Veveu Arruda e Isolda Cela estão em Stanfort, na California. Pesquisam sobre educação pública, no que pese serem referência na educação do Brasil. De Sobral a Stanford, Izolda levou na bagagem o currículo impecável e a mágoa contida de quem entregou tudo — e recebeu silêncio e negativas como resposta. Boa cabrita, não berra. Vem da Praça João Pessoa.
Compromisso
Dia 21 deste mês de maio, o Salão Nobre do Ideal Clube deverá receber grande publico. Na noite será lançado o livro de Juarez Leitão com a biografia do saudoso amigo, deputado Paes de Andrade.
Morreu Mauricio Xerez
Foi editor de jornal, marchand em obras, principalmente de Chico da Silva e, ao voltar pra terra natal, Ipu, plantou uvas e chegou a vice-prefeito. Mauricio começou na imprensa na Rádio Tupinambá de Sobral, como rádio-escuta, era 1962.
Riquinhos se mandam
Insegurança urbana, temor fiscal, instabilidade política e econômica, qualidade de vida. Diz que é a busca de milionários brasileiros por infraestrutura, saúde e educação de padrão internacional. Indo pra Portugal.
As facções chegam ao sertão
No pé da Serra Grande, no Graça, município de 15 mil habitantes, até agora pacato e feliz, a falta de sossego chegou. As facções, duas, disputam a hegemonia da internet. Ou assina com eles ou fica sem. Tá muito ótimo!!!
Esse tem bala
Do Vale do Acaraú vem a notícia que de o prefeito Roger Aguiar, do Marco, é candidatíssimo a deputado federal ano que vem. Filho de Rogério Aguiar, ex-deputado estadual está na cota dos federais que Cid Gomes quer.
Do Novo Caged
No Ceará, apesar de o desempenho em março ter ficado negativo em 2.621 postos, o estado apresenta resultado positivo na geração de empregos com carteira assinada no primeiro trimestre, com 3.411 novas vagas com carteira assinada entre janeiro e março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário