Contato

Câmara aprova criar 18 vagas de deputados com custo anual de R$ 64 milhões

O Ceará entrará na farra com mais um deputado federal

A Câmara aprovou por 270 votos a 207 o projeto que amplia o número de parlamentares na Casa. São 18 novas vagas a partir das eleições de 2026. Agora o texto vai ao Senado.

O que aconteceu

Votação apertada. O texto causou incômodo em bancadas, como São Paulo e Santa Catarina, que consideram a atualização injusta. Pouco antes de encerrar o tempo de voto, líderes ligaram para os deputados de sua bancada para que eles registrassem seus votos. Eram necessários 257 apoios para aprovar a proposta.

A ampliação corrige o que foi considerado como "desproporções" nos estados. Inicialmente, a proposta criava 14 cadeiras para compensar as bancadas que perderiam espaços com a redistribuição das vagas, baseadas no tamanho da população de cada estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário