Peso de África, Ásia e Oceania aumentou no colegiado em relação a 2013. Ao todo, 135 pessoas vão escolher sucessor de Francisco. Vencedor só é definido após garantir apoio de dois terços dos votantes. Com a morte do papa Francisco, começa o conclave, o processo de sucessão no Vaticano pela escolha do novo pontífice. Cardeais do mundo todo se reúnem e votam em candidatos. Uma regra estabelecida pelo papa Paulo 6º, em 1970, define que somente cardeais com menos de 80 anos participam e votam no conclave. São 135 pessoas que cumprem esse critério de idade. O vencedor só é definido após garantir o apoio de dois terços dos votantes. Uma das principais mudanças no conclave de 2025, em comparação com o que elegeu o papa Francisco em 2013, é o aumento da representatividade da Ásia, África e Oceania do colegiado. Juntos, esses continentes concentram agora um terço (33,3%) dos cardeais com direito a voto — um salto em relação aos 19,1% de 2013. Somente a Ásia e a Oceania responderão por 20% dos eleitores no Colégio de Cardeais, apesar de representarem apenas 13,4% dos fiéis católicos no mundo, segundo dados do World Christian Database. O crescimento da presença dessas regiões na hierarquia eclesiástica reflete um dos legados do pontificado de Francisco, marcado pela expansão para fora da Europa e da América Latina, onde o peso da Igreja vem diminuindo.
A frase: "O tempo que você gasta vigiando e julgando a vida de uma pessoa bem sucedida, poderia ser usado para se tornar ser bem sucedido também". Avia que o tempo passa...
Pressa (Nota da foto)
O Vaticano tem pressa. A escolha do novo Papa começará logo agora, dia 7 de maio, bem menos tempo que os 20 dias de máximo para o conclave. Perto dos 15 de tempo mínimo.
Primeira Infância em Aracati
A região do Litoral Leste do Ceará recebeu o segundo evento regional do Pacto Cearense pela Primeira Infância, iniciativa conduzida pelo Tribunal de Contas do Ceará, em parceria com órgãos e entidades públicas e privadas, além dos municípios cearenses.
Suspensão de pregão eletrônico
A 3ª Procuradoria do Ministério Público Especial junto ao TCE Ceará abriu Representação para apurar possíveis irregularidades em pregão eletrônico, promovido pelo município de São João do Jaguaribe, para a aquisição de peças automotivas. O valor global estimado é de R$ 1,3 milhão.
Saque calamidade
Os trabalhadores do município de Irauçuba, no Ceará, podem solicitar, a partir desta quarta-feira (30), o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação, decorrente das chuvas intensas na cidade. Solicitação à CAIXA por meio do Aplicativo FGTS.
Até quanto
Conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, os moradores do município podem realizar o saque até 28 de julho. É necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível na conta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário