Autor de chacina é condenado a 790 anos, maior pena para mortes no país. Júri que condenou Ednardo ocorreu em Fortaleza e durou 15 horas. O réu Ednardo dos Santos Lima foi condenado ontem a 790 anos e 4 meses de prisão. Jurados decidiram que ele mandou praticar a "chacina do Forró do Gago", a maior já ocorrida na história do Ceará. Essa foi a maior condenação aplicada em um julgamento para crimes de homicídio no país. O homem, detido desde a época do crime, foi o primeiro acusado a ser julgado pela chacina que vitimou 14 pessoas na madrugada do dia 27 de janeiro de 2018, no bairro de Cajazeiras, em Fortaleza. O julgamento durou 15 horas no Fórum Clóvis Beviláqua. A defesa já recorreu da decisão. Ednardo foi considerado culpado pelos crimes de homicídio consumado (14 vezes), tentativa de homicídio (15 vezes) e participação em organização criminosa. O juiz Antônio Josimar Almeida Alves, que decidiu o tamanho da pena, determinou ainda que a execução da pena seja cumprida de imediato. Além dele, mais sete réus ainda serão julgados pelo caso. Inicialmente, 15 pessoas foram denunciadas pelo MP-CE (Ministério Público do Ceará) por suposto envolvimento nos episódios. A chacina, segundo a denúncia, foi praticada por 10 pessoas - sendo dois adolescentes -, que promoveram ataques no entorno e no interior do estabelecimento "Forró do Gago". Os acusados seriam integrantes da facção GDE (Guardiões do Estado), que atacaram a área controlado pelo Comando Vermelho. Das 14 vítimas fatais, 8 eram mulheres. Os demais réus estão com recursos em andamento, tentando evitar serem levados a júri popular. Defesa afirmou ao UOL que Ednardo é inocente e que houve uma decisão apertada entre os jurados. "O MP ofertou a denúncia contrariando o relatório final da polícia, que não o indiciou como mandante. O placar foi 4 a 3, a gente já apresentou recurso imediatamente para o Tribunal de Justiça", disse o advogado de Ednardo, Hélio Barroso. Sobre a condenação elevada, ele explica que além das qualificadoras das mortes, o que elevou a pena foi que ela foi individualizada para cada homicídio e tentativa (29 ao todo).
A frase: "Volta para ti mesmo; no interior do homem habita a verdade". Santo Agostino, o pai das ideias agostinianas.Leão XIV vem dai.
Todos querem uma casca do Ceará (Nota da foto)
CE acusa invasão de território e reivindica área ocupada por cidade do RN
Placa colocada pelo governo do Ceará e retirada pela prefeitura de Tibau (RN)
Depois do Piaui, o vizinho de baixo
Mais de um século após uma polêmica que parecia pacificada, a divisa entre os estados do Rio Grande do Norte e Ceará voltou a ser ponto de tensão e disputa entre os municípios litorâneos de Tibau (RN) e Aracati (CE).
A solução seria derrubar?
Segundo um estudo do governo cearense, a cidade potiguar invadiu ao longo dos últimos 14 anos o território de Icapuí, e hoje construções irregulares ocupariam uma área estimada em 495 mil m².
Conversa fiada
Tibau reclama que, sem qualquer aviso prévio, no último dia 24 o governo cearense instalou uma placa da divisa entre os estados em um local hoje ocupado por ela. A instalação gerou revolta na cidade, de 5,3 mil habitantes.
Quer briga?
A placa não durou muito: a prefeita Lidiane Marques (União Brasil) determinou que ela fosse arrancada, o que ocorreu com apoio da polícia no dia 2 de maio. Ela gravou um vídeo no local para "tranquilizar" o povo dela.
Vai ter...
O estado do Ceará, porém, não aceitou e, dessa vez com apoio da PM cearense, voltou ao local na quinta-feira (8) e recolocou a placa, elevando ainda mais a tensão.
Documento formal
Nota técnica, que traz imagens de satélite apontam desrespeito à divisa. O documento cita que houve uma "ocupação cumulativa e progressiva em área que pertence oficialmente ao estado do Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário