Contato

Coluna do Macário Batista em 21 de maio de 2025

O outro lado
A taxa de desemprego no Ceará subiu de 6,5% para 8% no primeiro trimestre de 2025, segundo dados divulgados pelo IBGE. O estado está entre as 12 unidades da federação que registraram alta no índice de desocupação em comparação com o último trimestre de 2024. Nas outras 15 unidades, o índice manteve-se estável. Nenhum estado teve queda. O aumento mais expressivo foi observado no Piauí, que saltou de 7,5% para 10,2%. Também se destacaram as elevações no Amazonas (de 8,3% para 10,1%), no Pará (de 7,2% para 8,7%) e em Pernambuco, que subiu de 10,2% para 11,6%, mantendo-se como a unidade da federação com maior taxa de desemprego do país. Mesmo com a alta regional, a taxa de desocupação nacional ficou em 7% no primeiro trimestre, o menor nível já registrado para o período desde o início da série histórica da Pnad Contínua, em 2012. Santa Catarina (3%) e Rondônia (3,1%) apresentaram as menores taxas de desemprego e mantiveram-se estáveis em relação ao trimestre anterior. Já o Rio de Janeiro (de 8,2% para 9,3%), Minas Gerais (de 4,3% para 5,7%) e o Maranhão (de 6,9% para 8,1%) também registraram aumentos expressivos. Na comparação com o primeiro trimestre de 2024, 21 estados apresentaram estabilidade na taxa de desemprego, enquanto seis registraram queda. Os destaques foram a Bahia, com redução de 14% para 10,9%, São Paulo (de 7,4% para 5,2%) e Espírito Santo (de 5,9% para 4%).A pesquisa do IBGE também revela desigualdades importantes. A taxa de desocupação entre jovens de 14 a 17 anos chega a 26,4%, enquanto entre pessoas de 18 a 24 anos é de 14,9%. O índice é maior entre mulheres (8,7%) do que entre homens (5,7%), e entre pretos (8,4%) e pardos (8%) em relação aos brancos (5,6%). O nível de instrução também impacta o desemprego: pessoas com ensino médio incompleto enfrentam a maior taxa (11,4%). Já entre aqueles com ensino superior completo, o índice cai para 3,9%..
A frase: "A fruta nunca, jamais, cai longe do pé". Assim falam as pessoas, assim a vida ensina.
Pelos escritos (Nota da foto)
Gonzaga Mota, ex-governador do Ceará, recebeu reconhecimento de empresários e jornalistas nas comemorações dos 15 anos de existência da Academia Cearense de Jornalismo e Literatura. Na imagem, o nosso querido Totó como carinhosamente é chamado na intimidade, com José Carlos Pontes e Beto Studart.
Paes na história
Hoje, as sete(7) da noite, a Academia Cearense de Letras receberá brasileiros para o lançamento do livro do grande cearense Antônio Paes de Andrade, um trabalho longo e minucioso do mestre Juarez Leitão.
Pró Hospital de Parangaba
O livro terá renda revertida para o Hospital Psiquiátrico da Santa Casa de Misericórdia, em Parangaba que vem recebendo insumos e atendimentos especializados desde que Magda Busgaid foi nomeada Mordomo.
Raspa quer Ciro para o governo do CE
O deputado federal André Fernandes (PL-CE) afirmou nesta segunda-feira (19) que o PL —e, por tabela, a ala bolsonarista no Ceará— está disposto a apoiar uma eventual candidatura de Ciro Gomes (PDT) ao governo do estado.
"Tem os dotes..."
Em fala a jornalistas logo após encontro com integrantes da oposição ao prefeito Evandro Leitão (PT) na Câmara de Vereadores de Fortaleza, André fez elogios ao agora ex-rival político e disse que ele "tem os dotes" para voltar ao cargo que ocupou entre 1991 e 1994.
Barbalha faz medicina de ponta
O Cariri Cearense agora conta com serviço de medicina nuclear, através do Hospital Santo Antônio. O serviço já está disponível para a população e com agendamento disponível através do WhatsApp, pelo número (88) 9.9850-0044.

Nenhum comentário:

Postar um comentário