Contato

Coluna do Macário Batista para 12 de maio de 2025


Sessão é suspensa na ALECE por bate-boca entre deputados sobre religião e racismo

Na quarta-feira (7),deste mês, a sessão plenária da Assembleia do Ceará, teve que ser suspensa por 10 minutos após uma bate-boca sobre religião e racismo entre os deputados Salmito Filho (PSB) e Dra. Silvana (PL). A parlamentar levou a tribuna um livro intitulado “Educação para as Relações Étnico-Raciais e Semana da Consciência Negra”, da Secretaria de Educação do Ceará. Segundo a parlamentar, a obra associa os feitos de Jesus Cristo ao racismo e que afirmou que não admitia que o texto esteve em circulação com aprovação do Governo do Ceará. ”O Governo acusa de forma firme e forte, amparado em nada, histórico algum. Acusa que o cristianismo, deu e dá amparo ao racismo. Isso é um crime! Você apontar Jesus, e acusar de racismo, sem ter nenhum conceito, num texto oficial do Governo, nunca vi isso na história!”, exclamou Silvana. Salmito Filho, em contrapartida, disse que o conteúdo faz referência nos pedidos de perdão do Papa João Paulo II, em 2000, por todos os erros já cometidos pela Igreja Católica, como Cruzadas, Inquisição, a perseguição de indígenas nas Américas. ”Quando a deputada faz referência de Jesus de Nazaré não cometeu erros, eu concordo com a senhora. Jesus foi revolucionário! Por isso que os religiosos, da época, mandaram matar Jesus combinado com o Império Romano! Quem mandou matar Jesus foram os religiosos!”, pronunciou Salmito, em alto tom de voz. Após os discursos, o orador do então momento Daniel Oliveira (MDB), concedeu um instante para Dra. Silvana rebater Salmito. ”Estou com o coração doído! Por um deputado critsão querer defender o Estado assim. O texto é claro, atribui a um conceito cristão, o racismo. Não é preciso nem interpretar apenas ler!”, afirmou a parlamentar. Após a concessão o pessebista, continuou a falar, discutindo com a deputada e interrompendo o momento de fala do colega que estava na tribuna. ”Se acalme deputado Salmito! Eu vou trazer meu assunto outro dia…”, falou Daniel Oliveira. O deputado De Assis Diniz (PT), assumiu a sessão, e suspendeu por dez minutos por conta do trololó.
A frase: "Cabeça rolando, literalmente, corpos desenterrados aos pedaços, literalmente, chacinas na periferia de Fortaleza, facções dominando o interior do Ceará e deputados discutindo se Cristo era racista, ou não". Cês tão brincando com o juízo alheio, penso eu.
Ainda Leão XIV-Latino Yankee (Nota da foto)
Tenho leitores amigos e amigos leitores, à direita e à esquerda, pelo mundo todo. De Paris, um deles mandou: "Gostei porque o Frei Beto afirmou que pelo que ele conhece da igreja nenhum cardeal americano teria a menor chance. Provou que não conhece tanto assim da Igreja. Ou que a Igreja que ele pensa conhecer está mudando".
Chiquinho se rebola
A liberação de recursos e projetos que beneficiam a população de Fortaleza entraram na pauta de uma reunião entre o prefeito da capital e o presidente da Câmara Federal, Hugo Mota (Republicanos).
Palco armado
O encontro foi articulado pelo presidente do Republicanos no Ceará, Chiquinho Feitosa. O foco era discutir pautas relevantes para a capital e buscar apoio para a superação de desafios da gestão municipal.
Colocado assim...
Ciro Gomes surpreendeu ao declarar que espera votar no pastor Alcides Fernandes para o Senado — pré-candidato apadrinhado por Jair Bolsonaro e pai de André Fernandes,O Raspa, cabeça do bolsonarismo no Ceará. Ciro!!!
Falar nele...
O fuxico que sobrou dessa visita de Ciro Gomes à Assembleia, foi outra surpreendente declaração de que para salvar o Ceará, faria o sacrificio de ser candidato a Governador. Pra quem anunciou que estava parando...
Efeito Leão XIV?
Brasil e China negociam construção de ferrovia para interligar costa do Peru à Bahia, diz Tebet.Plano prevê que o chamado Corredor Bioceânico seja interligado à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), chegando ao porto de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário