Contato

Coluna do Macário Batista para 19 de maio de 2025

Polícia Federal fiscalizará atiradores esportivos e registro de armas
Em todo o país, 600 servidores estão qualificados para a função. A Polícia Federal (PF) substituíra o Exército e será a responsável - a partir de 1º de julho - pela fiscalização de colecionadores, atiradores esportivos e caçadores (CACs). Segundo informou hoje (15) o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), foram destinados R$ 20 milhões para a PF assumir a responsabilidade. O secretário-executivo do ministério, Manoel Carlos de Almeida Neto, que fez o anúncio, disse que até o momento 600 servidores da PF foram qualificados para a nova função. “Estamos assumindo o controle da fiscalização nesta nova fase, por meio da Polícia Federal. Vamos criar Delegacias de Controle de Armas nas capitais de todos os estados e no Distrito Federal e 96 Núcleos de Controle de Armas em delegacias federais no interior do país, totalizando 123 estruturas”, informou.Caberá à Coordenação Geral de Controle de Armas, órgão central que fará a gestão nacional, a supervisão dessas estruturas.A substituição do Exército já havia sido determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em decreto assinado em julho de 2023, que proibiu ainda a venda de três tipos de armas de fogo para cidadãos comuns e agora ficam restritas apenas para as forças de segurança.O documento previa que a nova responsabilidade da PF, de emissão do registro e a fiscalização das licenças dos CACS, começaria em 1º de janeiro de 2025, No entanto, a corporação pediu a prorrogação do prazo por seis meses, por causa da falta de recursos e para poder terminar a capacitação dos agentes.

A frase: “El amor no tiene que ser perfecto, solo tiene que ser”. Pepe Mujica que entendia de amor, também.

Cuidando de ladrões (nota da foto)
O INSS alerta que não tem feito ligações telefônicas nem enviado mensagens SMS por e-mail, WhatsApp ou outro canal diferente dos oficiais para informar sobre os descontos de entidades associativas. “É preciso redobrar o cuidado com golpes! O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. […] Evite clicar em links suspeitos e não forneça dados pessoais se receber alguma ligação”, disse a autarquia, em nota.

Direito em festa
Allan Christian e coordenadores Chef's Pedro Magno e Luanda, assinam o buffet do jantar que recepcionará Ciro Gomes e autoridades, em evento promovido por EXPO Direito, maior encontro de direito da América Latina. Dia 22,quinta feira ,no Centro de Eventos.

Dívidas de governo
O ex-prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PSB), respondeu as críticas do atual prefeito Oscar Rodrigues (União Brasil) que o acusou de deixar uma dívida de R$ 300 milhões. Oscar determinou um pente-fino nas obras que foram realizadas pela gestão anterior com recursos de um empréstimo internacional.

Subiu o tom
Após ler as críticas e as acusações do antecessor, o ex-prefeito Ivo Gomes disse, em seu Instagram, que Oscar Rodrigues quer criar uma cortina de fumaça para tentar abafar a inoperância e falta de preparo administrativo do atual gestor.
Despreparado
‘’Engraçado que ele diz que a Prefeitura não tem dinheiro, mas ele tá dando gratificação com valores altíssimos e criou 8 novas secretarias. Ele quer abafar a inoperância e falta de preparo dele’’, afirma Ivo, ao se referir a Oscar Rodrigues.

Último prazo
A mensagem do Tribunal Superior Eleitoral não sensibilizou as pessoas que deixaram de justificar a ausência nas últimas três eleições e, quem permanecer com o cadastro irregular até hoje, segunda-feira (19), terá o título cancelado.

Daria mais um deputado federal
Os dados do TRE apontam que, após a eleição municipal de 2024, pelo menos, 140 mil eleitores no Ceará não apareceram para votar, nem justificaram a ausência às urnas. Desse total, 133 mil estão inadimplentes.

Ladrões de velhos
Em números totais, 1.051.238 de segurados formalizaram a contestação na plataforma Meu INSS ou pelo canal 135 de atendimento telefônico. Outros 17.963 informaram que o desconto foi autorizado. Até o fim de semana.


Morre dona Laiz
Na madrugada desta quinta-feira (15), a mãe do deputado federal José Nobre Guimarães (PT) e do ex-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno (PT), Maria Laiz Nobre Guimarães morreu aos 99 anos de idade. A falecimento foi por causas naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário