Carlos Madeiro
O juiz Magno Gomes de Oliveira, da 54ª Zona Eleitoral do Ceará, cassou o mandato do prefeito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo, o Braguinha (PSB); e do seu vice, Francisco Gardel Mesquita Ribeiro (PP), por prática de abuso de poder político e econômico, além de coação de eleitores na campanha do ano passado.
A sentença foi dada na última quarta e condenou os dois pela relação com a facção CV (Comando Vermelho), que teria atuado diretamente a favor da chapa em 2024. A polícia afirma que Braguinha deu carro de luxo a um líder do CV, levado do Ceará para o Rio de Janeiro, como forma de pagamento pelos "serviços" da facção na eleição.
Braguinha chegou a ser preso provisoriamente no dia 1º de janeiro, pouco antes de sua posse, por ordem do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). A medida determinou o afastamento do prefeito. Entretanto, o filho de Braguinha, o vereador Joel Madeira Barroso (PSB), que foi eleito presidente da Câmara, assumiu o cargo de forma interina.
Segundo a ação do MPE (Ministério Público Eleitoral), o CV chegou a interromper discussões sobre tráfico de drogas para tratar de assuntos da campanha. As provas apresentadas nos relatórios técnicos da polícia e depoimentos apontam para uma série de ações orquestradas para prejudicar o seu adversário, Tomás Figueiredo (MDB).
Com a decisão, prefeito e vice ficam inelegíveis por oito anos, e o município deve ter nova eleição após o trânsito em julgado da ação. Em nota, a defesa do prefeito diz que ele vai recorrer e garante que as acusações são falsas (leia a íntegra abaixo)
Em outubro de 2024, Braguinha venceu com 11.292 votos (41,01% do total válido), seguido por Tomás, com 8.106 votos, e da candidata Dra. Lígia Protásio (PT), com 7.991 votos.
Carro dado e intimidações
Como um dos pagamentos pela ação da facção a favor de Braguinha, servidores de cargos comissionados ligados ao prefeito levaram para o Rio de Janeiro um Eclipse de cor branca, de pelo menos de R$ 170 mil, que foi dado a um líder da facção identificado como Anastácio Paiva. O MPE afirma que eles teriam viajado com o veículo em 19 de julho de 2024.
O carro seria similar ao dado ao CV
Braguinha o Prefeito cassado
Nenhum comentário:
Postar um comentário