Contato

Coluna do Macário Batista em 04 de julho de 2025

 


Difícil de entender
Passados os festejos que celebram São Pedro e São Paulo, este um sábio, aquele um homem rude, escolhido por Cristo para o alicerce de sua Igreja, restam algumas perguntas que fazemos ao Patrimônio da União, aquele que livra barracas além de faixas de domínio do mar, porque aquém, há piscinas e equipamentos para o encantamento do turista e fortalecimento de economia. Todos sabemos, pelo menos alguns a partir de agora, que São Pedro, celebrado pelos pescadores em uma humilde igrejinha na Avenida Beira Mar, em Fortaleza tem o imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico. Sabemos que a procissão que o templo acolhe é patrimônio imaterial de Fortaleza. Sabemos que a Igreja de São Pedro recebe missas e celebrações da comunidade dos pescadores desde 1915, quando a cidade engatinhava. Casamentos, batizados, solenidades católicas, ensinamentos, são o foco da Igreja que com sua presença alva e silenciosa, acalma os ânimos e harmoniza a vida naquele pedaço do Mucuripe. Então, diante disso pergunto, muito mais como católico do que como questionando jornalisticamente: "Motivos quais, com todos esses qualificados, é cobrada da Diocese, da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, R$36 mil reais anualmente (valor de 2025) por uso do solo como "Terra de Marinha?" Os fiéis, gente humilde, pobre, sempre pescadores artesanais com suas famílias, sentem o clamor dos párocos e, no bolso, o óbolo para tapar o buraco que a União lhes impõe. Será que a Igreja Católica deveria se unir aos deputados e senadores que derrubam posições do Governo para sair da cobrança? Ou aos bancos?

A frase: "Me deem isso que eu mudo o destino do Brasil. Nem preciso ser presidente". Jogou a toalha. Discursando para uma plateia esvaziada, rogou aos seus devotos que elejam 50% da Câmara e do Senado em 2026.

Romeu "escala" Camilo-Presidente (Nota da foto)
"Por que foi eleito o senador com maior vitória proporcional,  Camilo foi julgado pela população cearense duas vezes. Foi a melhor e maior reeleição do Brasil proporcional por 80% dos votos.  Foi a maior Vitória de um senador da República populacional com 70% dos votos.  E faz , e é hoje pelas pesquisas de opinião pública o Ministro mais popular  do país.  Implantou um pé de meia que tá dando autoestima ao jovem brasileiro. O primeiro cartão bancário.  O primeiro depósito na poupança combatendo a evasão. Eu acredito que a educação enquanto transforma, e é através da educação que nós vamos transformar o Brasil num lugar melhor de se viver.  Um país equilibrado de primeiro mundo que vai combater as desigualdades sociais regionais e dar oportunidade aos desiguais. A educação faz isso.  E Camilo  está fazendo isso de norte a sul, de leste a oeste. Então seria um grande candidato a presidente da república". Romeu Aldigueri, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.

Vergonha alheia
Prefeito no CE é cassado por "doação de óculos e dentaduras" em ano eleitoral. A Justiça Eleitoral do Ceará cassou o mandato do prefeito reeleito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, e do vice, Tarso Magno, ambos do  (Podemos), acusados de abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2024.

Vai virar partido
"Três décadas após sua criação na Casa de Custódia de Taubaté (SP), o Primeiro Comando da Capital (PCC) deixou de ser apenas uma facção atuante nos presídios e periferias brasileiras e passou a operar em larga escala no mundo dos negócios formais. A facção já se infiltra em ao menos 13 setores da economia nacional e está presente em 28 países, segundo levantamento do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP)". As informações foram publicadas pelo jornal Estado de S. Paulo, em reportagem de Marcelo Godoy.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário