Precisa um olhar de fora pra ver as margens
Guerra de facção do Ceará com o CV leva cidade ao topo de mortes em 2024. A sangrenta disputa das facções criminosas GDE (Guardiões do Estado) e CV (Comando Vermelho) por controle de territórios levou o município de Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza, a registrar a maior taxa de mortes violentas intencionais (MVI) do país. A lista divulgada pelo Anuário Brasileiro da Segurança Pública leva em conta apenas as cidades com mais de 100 mil habitantes. Localizada ao sul da capital cearense e com 108 mil cidadãos, a cidade onde nasceu Chico Anysio registrou 87 mortes violentas no ano passado. O número é 11,5% maior que o de 2023 — quando foram 78 mortes e o município já aparecia na 8ª posição de MVI no país. O aumento em 2024 levou à taxa de 79,9 mortes para cada 100 mil habitantes, quatro vezes maior que a m&eacu te;dia nacional de 2024, de 20,8. "Pelo que analisamos, não houve nenhum fenômeno estrutural em Maranguape. O que existiu foi um houve recrudescimento do conflito dessas facções", afirma Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Chama a atenção é que a cidade está na região metropolitana de Fortaleza, bem perto de Maracanaú, o que faz dela um importante papel logístico no mercado das drogas, especialmente pelo fluxo até o Porto de Pecém, que se tornou estratégico para levar drogas para África e Europa, A GDE é uma facção cearense surgida em meados de 2014 em uma dissidência de criminosos especialmente do CV. Também conhecida como 745 (referência às letras inicias de sua sigla), ela tem como marcar o uso da extrema violência, sendo frequentement e responsável por chacinas e atentados no estado, assim como domina territórios expulsando moradores ligados a grupos rivais. O padrão de MVI em Maranguape é o mesmo de outras áreas dominadas pelas facções, com predominância de mortes de jovens do sexo masculino, que responderam por 83% dos homicídios em 2024. Dessas vítimas, 44% eram de pessoas entre 18 e 29 anos.Segundo Lima, o problema das facções está consolidado em algumas regiões do país, e onde há conflito entre esses grupos, o número de mortes é sempre maior que a média. "A verdade é que os números de MVI estão caindo no país, mas analisamos e percebemos que nas 10 cidades mais violentas do país se mantém e há acirramento dos conflitos de facções, algumas como essa [de Maranguape] do CV com facções loca is", relata. Mortes por intervenções legais Um detalhe que chama a atenção de Maranguape é que a cidade tem uma baixo número de mortes causadas por policiais em intervenções legais: foram apenas duas em 2024, o que contrasta com os dados de cidades baianas que aparecem com percentuais bem superiores.
A frase: "O que vemos aí no caso do Ceará e de Pernambuco é a polícia aparecendo como parte da solução; mas na Bahia a polícia se tornou parte do problema. Os números de letalidade policial são altíssimos e não estão cessando". Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Carlos Madeiro.
Romeu analisa momento de Ciro (Nota d foto)
Para o presidente da Assembleia do Ceará, arguto observador da cena, pelo lado de dentro, é inviável uma candidatura de Ciro Gomes ao Governo do Ceará, ano que vem. Pra ele tem muitos interesses individuais sob qualquer coligação com a turma da direitona. E mais: Ciro gostaria mesmo era de disputar a Presidência da República. Aldigueri , no rádio.
Os grileiros do Piauí
Moradores do município de Luís Correia, no litoral do Piauí, denunciam que a instalação de cercas feitas com estacas de madeira estão fechando áreas à beira mar de três praias, o que limita o uso da área por comunidades tradicionais.
Doidos por uma poita
Eles afirmam que os terrenos são da União e estão sendo ocupados indevidamente por empresários e até grileiros. Segundo a denúncia, as cercas têm afetado diretamente pescadores e marisqueiras que vivem ou trabalham nas praias do Arrombado, Peito de Moça e Macapá. +Facções.
Agora vai
O Ministério das Comunicações autorizou retransmissões de canais digitais de TV em duas cidades, localizadas no Ceará e no Rio de Janeiro. A Televisão Cidade Modelo foi autorizada a retransmitir em Quissamã, no RJ. A TV Verdes Mares pode operar em Monsenhor Tabosa, no CE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário