Contato

Coluna do Macário Batista para 23 de julho de 2025

Paulo Galo. "O trabalhador imigrante produz luta, por isso querem que saia"
Ativista brasileiro conhecido como "Galo de Luta" está gravando um documentário na Europa sobre a importância dos imigrantes. Em Lisboa, conversou com o DN Brasil. A importância dos imigrantes na Europa é tema de um documentário que está sendo gravado pelo ativista brasileiro Paulo Galo, conhecido como Galo de Luta. Parte desta história é gravada em Portugal, onde ele estará nos próximos dias para gravações e encontros com a comunidade imigrante. "O que a gente quer contar nesse documentário é sobre a importância dos imigrantes na Europa e que isso da extrema direita perseguir os imigrantes é muito mais do que só uma tensão racial. Tem a ver com as lutas que os trabalhadores imigrantes têm provocado na Europa e que a extrema direita quer que essas lutas saiam do seu território", diz em entrevista ao DN Brasil. A ideia do documentário surgiu após uma viagem para a Europa no ano passado, quando Paulo Galo conheceu imigrantes de várias nacionalidades que trabalham na Inglaterra e na Itália. Em Londres, por exemplo, o ativista viu que 80% dos entregadores eram brasileiros. É exatamente nesta área que Galo de Luta começou o ativismo, ao trabalhador como entregador por aplicativo em São Paulo. "A gente sente uma necessidade de conectar as lutas no Brasil com as lutas que estão acontecendo no mundo", pontua. Na visão do brasileiro, os cenários têm sido muito semelhante em vários países europeus, com os imigrantes sendo um alvo. "Ao perseguir os imigrantes, eles estão visando perseguir as lutas. E não é só uma questão de pele, não é só uma questão de raça, de cultura e de etnia, é também, mas não é só essa questão, é o medo do poder do povo", analisa. Segundo o brasileiro, não se trata de um movimento de esquerda ou de direita. "Em Londres, por exemplo, quase todos são bolsonaristas, mas são, antes de tudo, trabalhadores, a materialidade se impõe, a gente não entra neste contexto", cita. Antes de Portugal, o Galo de Luta e a equipe estiveram na Itália, convidados por um sindicato. Em Portugal, a ideia partiu do próprio brasileiro, que fez contato com o movimento Vida Justa. Aqui, a agenda inclui as gravações, rodas de conversa e ações sociais, como o apoio ao Vida Justa na comunidade do Talude, em Loures. As rodas de conversa e um jantar solidário de arrecadação de fundos para o documentário serão na Favela LX, em Lisboa. (amanda.lima@dn.pt)
A frase: "Mar calmo nunca fez bom marinheiro". Tiradas de beira mar.
Prefeito de R$15 mil pra R$18 mil (Nota da foto)
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Tamboril, ajuizou uma Ação Civil Pública contra o Município de Tamboril, com o objetivo de anular os aumentos dos subsídios do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores aprovados para a legislatura de 2025-2028.
Um B com A beabá
Uma pesquisa realizada pelo Indicador Criança Alfabetizada, mostra que Catunda, Coreaú, Forquilha, Graça, Novo Oriente, Pacujá, Piquet Carneiro, Pires Ferreira e Poranga atingiram o índice de 100% de crianças que sabem ler e escrever ao final do 2º ano do Ensino Fundamental pelo segundo ano consecutivo.
André aloprou
Lideranças do União Brasil e do PSDB do Ceará não esperavam, mas, na largada de entendimentos que estavam sendo construídos, a oposição sofre um abalo: a ameaça do PL de se descolar do PSDB, União Brasil e de Ciro na corrida ao Governo do Estado e ao Senado em 2026.
Nem o Galego junta
O abalo surge com as declarações recentes de Ciro Gomes, que, com duras críticas à família Bolsonaro, mergulhou a oposição do Ceará em uma nova crise e provocou um racha que pode comprometer alianças estratégicas para as eleições de 2026.Pode ter melado a disputa ao Governo,na arrumação.
Nessa Robertinho papoca
Essa tensão criou um novo cenário de incertezas e preocupa diretamente o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Roberto, que negocia filiação ao União Brasil, ainda espera uma coalizão robusta em torno de um nome competitivo da oposição—fosse ele próprio ou Ciro. Tão pensando.Ah,tão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário