Contato

Coluna do Maccário Batista em 07 de julho de 2025

 


Até 80kWh a conta da luz é de graça
Ceará passa a conceder isenção total na conta de luz para famílias de baixa renda com consumo de até 80 kWh.  Entram em vigor neste sábado (5) as novas regras para consumidores de baixa renda no Ceará, com a implementação da Medida Provisória 1.300/2025. A medida garante isenção total na conta de energia elétrica para aproximadamente 481 mil clientes da Enel Ceará, desde que o consumo mensal não ultrapasse os 80 kWh. A Tarifa Social de Energia Elétrica segue válida para famílias quilombolas, indígenas e outros grupos em situação de vulnerabilidade social. O diretor de Mercado da Enel Ceará, Marcelo Barbosa, explicou que, mesmo quando o consumo exceder o teto, os primeiros 80 kWh continuam gratuitos. “Se um cliente Baixa Renda apresenta um consumo mensal de 140 kWh, ele receberá o desconto de 100% na tarifa da distribuidora até 80 kWh. Para os outros 60 kWh que excederam o teto, será cobrada a tarifa integral, sem que haja alteração no cadastro do cliente”, afirmou. Antes da nova regra, o desconto era progressivo, variando de acordo com a faixa de consumo: 65% para até 30 kWh, 40% entre 31 kWh e 100 kWh, e 10% de 101 kWh a 220 kWh. Acima disso, não havia nenhum abatimento. Com a Medida Provisória, essa estrutura escalonada deixa de valer temporariamente, enquanto a proposta tramita no Congresso Nacional. A expectativa é que a tramitação seja concluída em até 120 dias.Segundo a Enel Ceará, mais de um milhão de famílias já são contempladas, mas cerca de 235 mil clientes ainda estão fora do programa por falta de atualização cadastral, mesmo estando em situação regular. Nem tudo são flores; encargos e tributos como a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) continuam sendo cobrados normalmente, conforme legislação municipal e estadual. Isso significa que, mesmo com a isenção, os consumidores continuarão recebendo fatura mensal.

A frase: "Falar de touros não é a mesma coisa que entrar na arena.". Sabedoria popular ensina, e aprende.

Suplente assume Assembleia (Nota da foto)
Kelvia Dias veio de Potiretama e assumiu no fim de semana o mandato de deputada estadual suplente, na vaga da licença tirada por Simão Pedro. Ficará na Assembleia por 4 meses.

Volta aos pares e colegas
O vereador de Várzea Alegre (CE), Maiko de Morais da Costa, conhecido como Maiko do Chapéu (sem partido), retomou o seu mandato na última semana após o fim da punição que determinou seu afastamento de 60 dias por conta da acusação de torturar, agredir e ameaçar matar com uma faca a ex-companheira.

Sem registro
Acompanhamos há muito tempo a situação dos açudes do Ceará. A esmagadora maioria de propriedade do DNOCS, que os construiu, é monitorado pelo Estado através da Coger. Eles sabem sobre as cotas e volumes.

Sem registro II
Pois nosso acompanhamento está suspenso e o Governo do Estado, que tem interesse direto em vender a água do órgão federal. Explico-lhe eu, diria um amigo falante. No Castanhão morreu o serviço de Segurança e Vigilância responsável pelas medições.

Aprovado
Projeto de resolução da Mesa Diretora da Alece, que institui a Medalha Paulo Bonavides no âmbito do Poder Legislativo. Destinada a distinguir personalidades do universo jurídico cuja trajetória revele compromisso notável com a promoção da justiça.

Caucaia sinaliza candidatas
Emília Pessoa e Erika Amorim será a dupla da região de Caucaia a desenvolver a próxima campanha eleitoral em 2026. Dona Emilia quer continuar deputada estadual. Dona Erika Amorim sonha com a Câmara Federal.As duas terão apoio do prefeito Naumi Amorim.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário