Contato

Colunado Macário Batista em 15 de julho de 2025

 


Assembleia Legislativa promove reuniões para apresentação de balanço das comissões técnicas
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, a partir da manhã desta terça-feira (15/07), uma série de reuniões para apresentação do balanço de atividades das 21 comissões técnicas da Casa. A iniciativa foi anunciada pelo presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), durante a sessão plenária da quinta-feira (10/07). Os encontros acontecem nos dias 15, 16 e 17 de julho, sempre a partir das 9h, no Complexo das Comissões Técnicas, nos auditórios 2 e 4, Deputado Abelardo Costa Lima e Deputado Almir Pinto, respectivamente. Todos os 21 presidentes das comissões permanentes da Casa irão apresentar os principais resultados do primeiro semestre e os planejamentos para o segundo semestre de 2025. As atividades são abertas à participação de todos os parlamentares. Ao anunciar a proposta, aprovada pelo Plenário, o presidente Romeu Aldigueri destacou a importância de tornar públicas as ações desenvolvidas pelos colegiados. “Conversamos na Mesa Diretora e com os líderes, e propusemos que, nos próximos três dias, terça, quarta e quinta-feira, cada grupo de sete comissões se reúna para apresentar seus balanços. A ideia é mostrar à sociedade o resultado do trabalho realizado neste semestre e os planos de cada colegiado para o segundo semestre”, afirmou o presidente Romeu Aldigueri. A orientadora da Célula de Comissões Técnicas Permanentes da Alece, Rejane Assumpção Auto, detalhou que as reuniões serão realizadas somente no período da manhã. “Como são sete comissões por dia, as apresentações devem se estender até próximo do meio-dia”, explicou. Ela lembra que as comissões passaram por uma reestruturação a partir de março, após mudanças partidárias, o que demandou nova composição dos colegiados.“A intenção é evidenciar para a sociedade a produção legislativa realizada desde março, quando as comissões foram reorganizadas com base na proporcionalidade partidária. As comissões são a porta de entrada das demandas da sociedade civil e o espaço onde se realizam audiências públicas, reuniões, deliberações e debates sobre os projetos que seguem para o plenário”, acrescentou. A dinâmica prevê que os presidentes de cada comissão façam a exposição dos trabalhos desenvolvidos no semestre, como projetos analisados, audiências públicas realizadas e outras atividades.
“As comissões exercem um papel essencial no processo legislativo e no acolhimento das demandas da população. Essas reuniões refletem a transparência do Poder Legislativo e o compromisso da Casa com a sociedade cearense”, reforça Rejane. (Fonte - Alece)
A frase: “Vivemos um momento histórico, que une a questão social, a questão nacional e a questão democrática”. Do cearense José Genoino. Para ex-presidente do PT, crise global exige enfrentamento político e reação firme contra o imperialismo dos EUA liderado por Donald Trump.
Bom de conta (Nota da foto)
Aos 12 anos e estudando o 6º ano do ensino fundamental, Lucca Fontes Aragão foi aprovado no vestibular de meio de ano da Uece para cursar matemática no campus de Fortaleza. Ele não vai largar os estudos, mas a aprovação chamou a atenção por sua idade.
A isenção dos 5 mil
O parecer do deputado federal Arthur Lira (PP-AL) sobre o projeto que isenta de Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil deverá ser analisado pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados hoje, terça-feira (15).
Ensinando sobre dinheiro
O Ministério da Educação criou, por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União, o programa de educação financeira Na Ponta do Lápis. Iniciativa do ministro Camilo Santana sobre educação financeira nas escolas públicas.
Evitando o abandono
A unidade do Pet Ceará Móvel, um serviço de castração gratuita oferecido pelo Governo do Ceará, chega a partir de hoje, terça-feira (15), na Praça do CSU em Pentecoste, com os atendimentos começando às 8h.
Efeito antecipado
A decisão do governo do Coiso de sobretaxar em 50% os produtos brasileiros faz efeito antecipado: contêineres com 95 toneladas de mel orgânico, produzidos no Piauí, estão parados no Porto do Pecém, no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário