A UnionPay, empresa chinesa com bilhões de cartões emitidos globalmente, tem estreia prevista para 2025 no Brasil, o que desafia o domínio de Visa e Mastercard, duas empresas sediadas nos Estados Unidos.
Em solo brasileiro, a instituição do país asiático pretende operar cartões de crédito e se integrar ao PIX. A operação será viabilizada pela fintech Left, que trabalha para conectar a bandeira chinesa às redes bancárias, maquininhas e caixas eletrônicos no país.
A UnionPay atua em mais de 180 países e tem mais de 9 bilhões de cartões emitidos em nível global. Domina cerca de 40% de todo o volume global de transações com cartões, mostrou uma reportagem do site Xataka, especializado em gadgets e tecnologia.
A expansão da UnionPay também está ligada à estratégia do Brasil, da China e dos países do Brics em fortalecer sua independência financeira global, em meio às tensões geopolíticas com os Estados Unidos.
A ideia da UnionPay é não depender apenas do SWIFT, para fazer transações. A sigla é referente ao canal de comunicação global entre seus participantes, incluindo EUA. Ao invés do SWIFT, a empresa UnionPay usa um sistema próprio de transferências internacionais, o CIPS, um modelo que deve ser expandido para países do Sul Global, como o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário