Contato

Coluna do Macário Batista para 29 de setembro de 2025


Não vai ficar assim
Pouca gente sabe, mas a Fraport, essa ai que ganhou a licitação para cuidar do aeroporto Pinto Martins, por 30 anos, em Fortaleza, é uma gigante alemã que em 1930, financiada pelos nazistas comprou aeroporto em Frankfurt. A Fraport, hoje é “dona” de pelo menos 30 aeroportos pelo mundo. Seus contratos, pelo visto, abrem tentáculos monstruosos e cria problemas em lugares onde autoridades autorizam obras e investimentos da empresa que compram e recompram tudo com dinheiro do próprio país. Exemplo é a aeroporto internacional Pinto Martins, o nosso, remodelado competentemente, e isso é inegável, com dinheiro brasileiro do Banco do Nordeste e do FNE, a juros subsidiados que nenhum brasileiro jamais terá em sua conta bancária. Foram R$692 milhões do FNE e BNB postos à disposição da Fraport que com unafismo proclamou: Vamos investir R$600 milhões inicialmente no aeroporto de Fortaleza, chegando a tirar o nome do cearense Pinto Martins de seu frontispício. Assim, a Fraport vai estar aqui até 2047, pois ganhou as benesses do Governo Temer em 2017, depois do golpe que escalou contra Dilma Roussef. Ai, você pergunta: “Motivos quais esse comentário agora? Simples. A Fraport, aproveitando que o Ceará e a “onça do saudoso Manoel de Castro” que dizia: "Depois da onça morta todo mundo mete o dedo no..." se tivesse mulher ele dizia com um sorriso, na boca dela, pra olhar os dentes, arrumou um jeito de desmatar 32 hectares de mata atlântica, em frente ao aeroporto para, diz ela, construir um centro de negócios. Diz que é tudo documentado e qualificado, mas a derrubada da mata foi feita antes que o Ibama visse todos os documentos. A Semace correu pra dizer que quem manda é ela, Semace e que autorizou e brá! E vai ficar por isso mesmo porque o Ceará virou cu-de-mão-chica. Mas...e na vida sempre tem um MAS, na sexta feira a Semace resolveu embargar a obra. Entenda e nos ajude a entender.
A frase: "Desmatamento da Fraport terá obra embargada." O presidente da Assembleia do Ceará, deputado Romeu Aldigueri, disse pra mim que está providenciando o embargo do que está sendo feito na região desmatada em frente ao aeroporto Pinto Martins em Fortaleza. Na conversa disse que estava indo ao Governador para uma ação conjunta, Governo e Assembleia.
Ai, deu no que deu: Obra embargada.
Virou piada no Senado (Nota da foto)
O senador Eduardo Girão (Novo-CE), em pronunciamento , anunciou que vai protocolar um pedido de impeachment contra o ministro Flávio Dino. O parlamentar afirmou que a atuação do ministro demonstra “parcialidade” em diferentes momentos da vida pública. Para ele, o ministro quer “aniquilar a direita e os conservadores do Brasil“.
Uma opiniãozinha
Blindagem derrotada , não foi civismo do Senado; foi pressão popular. Quem conhece senador sabe o quanto a classe é sensivel aos apelos das populações.
Rifaram o deputado Fernandes?
A vereadora Priscila Costa (PL) foi confirmada na disputa por uma vaga no Senado,no Ceará, em 2026. O anúncio veio da ex-primeira dama e presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro (PL) e do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.
Dívidas tributárias e não tributárias
A Câmara de Fortaleza, aprovou em sessões extraordinárias na semana, o projeto de lei ordinária nº 601/2025, que institui o Refis, o novo programa de refinanciamento de dividas da Viuva.. A medida visa estimular pagamentos.
O que é que a Colômbia tem?
Entre 2024 e 2025, o aeroporto El Dorado, de Bogotá, na Colômbia, tornou-se o mais movimentado da América Latina, à frente de megalópoles como a Cidade do México e São Paulo. Foram 45,8 milhões de passageiros no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário