A iniciativa estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios.
De acordo com o Indicador Criança Alfabetizada (ICA) 2024, o Ceará foi o único estado brasileiro a alcançar 85% das crianças da rede pública alfabetizadas na idade certa. No Brasil, 59,2% das crianças alcançaram o nível adequado de alfabetização, um avanço em relação a 2023 (56%). A meta nacional para 2024 era de 60%.
O ICA é calculado com base nos resultados das avaliações do 2º ano do Fundamental, realizadas pelos sistemas estaduais, em cooperação técnica com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Spaece 2024: nova série histórica Entre os principais destaques do Spaece 2024 está a adoção da nova escala de 1.000 pontos exclusivamente para o Spaece-Alfa (2° ano do Ensino Fundamental), passando a compor os critérios oficiais do Prêmio Escola Nota 10 e a repartição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Essa mudança está alinhada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e também inaugura uma nova série histórica.
Em 2024, foi a primeira vez que o Spaece avaliou resultados de aprendizagem de Matemática dos estudantes concluintes do 2º ano do Ensino Fundamental. Para elevar o padrão de exigência, também foram incluídos no Spaece-Alfa testes de Escrita e de Matemática.
Em Língua Portuguesa, mesmo com critério avaliativo mais alto, os resultados revelam que 83,66% das crianças atingiram um padrão de aprendizagem suficiente ao término do 2º ano. Em Matemática, o percentual de proficiência chegou a 88,71%.
E 98,36% dos municípios cearenses garantiram a alfabetização das crianças ao término do 2º ano do Ensino Fundamental. Em Matemática, todos os municípios cearenses estão nos padrões proficiente e avançado.
Esse trabalho continuado se reflete também nas demais etapas do Ensino Fundamental, com os índices de aprendizagem dos estudantes de 5º e 9º anos também melhorando a cada edição do Spaece. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário