Tribunal de Contas do Ceará participa do VII Simpósio Nacional de Educação
O Tribunal de Contas do Ceará está participando do VII Simpósio Nacional de Educação (Sined), que ocorre de 16 a 18 de setembro, em Aracaju – Sergipe. O evento tem como tema central “Centralidade do Estudante: Caminhos para uma Educação mais Humana e Eficaz”.Na manhã desta quarta-feira (17/9), a conselheira do TCE Ceará, Onélia Leite, que é membro dos Comitês Técnicos da Primeira Infância e de Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB), foi moderadora do painel sobre “Gestão Escolar: importância e impacto”, que teve como palestrantes o conselheiro do TCMRio, Felipe Puccioni, e o secretário do Trabalho de Sergipe, Jorge Elias Menezes Teles.
Onélia Leite destacou o poder de uma educação de excelência. “Eu acredito que a educação é um mecanismo transformador de uma Nação, de um Estado. Acredito que a gestão escolar é um dos pilares que sustenta e impulsiona o desenvolvimento de uma educação de qualidade. A maneira como as escolas são administradas e como os recursos são aplicados impactam diretamente o aprendizado e o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. É a partir de uma gestão escolar de excelência que podemos garantir que cada criança e adolescente tenha acesso a um ambiente de aprendizado seguro e estimulante, com professores bem preparados e com recursos necessários, para que cada potencial seja plenamente desenvolvido.”Clique aqui e acompanhe o painel no canal do TCE-SE no YouTube.
Reunião Técnica
Na manhã da terça-feira (16/9), ocorreu a II Reunião Ordinária do Comitê Técnico de Educação (CTE) do Instituto Rui Barbosa (IRB). A conselheira do TCE Ceará, Onélia Leite, e a analista de controle externo, Priscila de Castro, ambas membros do CTE, participaram do encontro.A conselheira Onélia falou dos programas de alfabetização na idade certa, do fortalecimento dos regimes de colaboração, citando o exemplo do Estado do Ceará, e o quanto formar professores em uma sistemática que alcance os diversos territórios, ou seja, desde os distritos até a capital é uma prática que pode garantir os bons resultados dos estudantes.
Na ocasião, Priscila de Castro fez a defesa do objeto de fiscalização do Comitê para 2026, “a auditoria do programa nacional de alfabetização do Governo – o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)”.A reunião foi conduzida pelo presidente do CTE-IRB, conselheiro Rodrigo Coelho (TCE-ES), que mencionou levantamento nacional sobre o CNCA, realizado em 2024 pelos Tribunais de Contas, mapeando riscos que poderiam impactar negativamente a execução do programa nos estados e municípios brasileiros. “Temos um resultado nacional, mas também resultados detalhados de cada ente federado e, agora, vamos verificar se esses riscos estão sendo enfrentados, se estão ocorrendo ou não, e como evitá-los, para garantir efetividade ao Compromisso”, explicou.
O Conselheiro também destacou que, em 2025, o Comitê concluiu um novo levantamento sobre os planos de carreira dos profissionais do magistério, abrangendo 4.520 redes de ensino em todo o Brasil, consolidando informações relevantes para subsidiar Políticas Públicas na área da educação.* Com informações e fotos do TCE-SE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário