Contato

Coluna do Macário Batista em 02 de outubro de 2025


Deputado Pedro Matos defende aprovação de Núcleos de Proteção e Escuta Ativa nas escolas públicas do Ceará

O deputado estadual Pedro Matos (Avante) defendeu,na Alece, a aprovação do projeto de lei que cria os Núcleos de Proteção e Escuta Ativa nas unidades escolares da rede pública estadual. A proposição já está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Ceará. A pauta ganhou ainda mais relevância diante do ataque a tiros registrado no último dia 25 de setembro, na Escola Estadual Luiz Felipe, em Sobral, que deixou dois adolescentes mortos e outros três feridos. Para o parlamentar, a aprovação da iniciativa pode auxiliar o estado a prevenir tragédias semelhantes. “Protocolamos esse projeto justamente para que a escola seja também um espaço de proteção. Os Núcleos podem salvar vidas ao oferecer escuta ativa, acolhimento e enca minhamento imediato à rede de proteção. O caso de Sobral reforça a urgência dessa aprovação”, afirmou. O projeto prevê que cada núcleo conte com equipe multiprofissional, atuando em articulação com Conselhos Tutelares, Ministério Público, Sistema de Justiça e serviços de assistência social, como CRAS e CREAS. Além da escuta qualificada, a iniciativa inclui ações preventivas de combate à violência no ambiente escolar, encaminhamento seguro dos casos e acompanhamento psicossocial dos estudantes. Segundo o deputado, trata-se de uma política pública estruturante. “Estamos falando de um avanço fundamental para garantir segurança, acolhimento e proteção integral às nossas crianças e adolescentes. Conto com a sensibilidade dos colegas parlamentares para aprovarmos essa proposta com a urgência que o tema exige”, concluiu.

A frase: "Eleição de 2026 terá quase R$ 5 bilhões do Fundo Eleitoral e mais R$ 600 milhões do Fundo Partidário. E o voto só sobe de preço". De um arguto observador da cena.

 

Ceará na FIT (Nota da foto)
O Ceará registrou um crescimento expressivo de turistas argentinos entre 2023 e 2025: de 2.658 para 10.040 visitantes, um salto de 277%. O resultado foi o grande destaque da participação do Estado na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), realizada em Buenos Aires, entre os dias 26 e 29 de setembro, o maior encontro do setor no continente, que reuniu mais de 1.700 expositores e delegações de mais de 50 países.

Pega um Guanabara e vem...
A Guanabara inicia, a partir de hoje, 2 de outubro, a operação do novo Serviço Cama, ligando Fortaleza ao Cariri. A novidade amplia as opções de transporte intermunicipal no Ceará.Voltando começa amanhã.

Santo sofre
Perto de eleição o que tem de político pedindo proteção e bençãos de santos é algo nojento. Aliás, poucos voltam pra agradecer,quando atendidos. Este ano começou cedo.

Ato de contrição
Políticos cearenses, conforme relato de reporter deste jornal, programaram ida a Canindé para as festas de São Francisco que irão até o fim de semana. Levam sorrisos disfarçados e pedidos nada republicanos: promessas!

Pe.Antonio Vieirase mexe
No túmulo, o saudoso e culto Pe.Antonio Vieira, o nosso,deve estar se bulindo. Na Câmara federal estão discutindo vida animal com foco no "jumento". Na Bahia matam jumento para exportar para produção de ejiao.

Por sinal...
A Bahia é o único estado que exporta produtos de jumentos de abatedouros legalizados, como o Frinordeste. Amargosa é onde existe o principal abatedouro de jumentos para exportação da pele para a China. 

Vai desaparecer
Sob ameaça de extinção, jumentos estão desprotegidos e sofrem riscos de tráfico e maus-tratos no CE. Dados da Organização Não Governamental (ONG) The Donkey Sanctuary apontam que, em quatro décadas, a população de jumento brasileiro, espécie que só existe no Brasil, reduziu 94%, correndo o risco de desaparecer.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário