O Tribunal de Contas do Estado do Ceará obteve importante reconhecimento nacional durante o IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas (IV CATC), realizado na cidade de Boa Vista, Roraima, entre os dias 22 e 24 de outubro.
A apresentação foi conduzida pela presidente da Rede de Governança Climática de Sustentabilidade (RGCS), Renata Andrade dos Santos, que destacou o TCE Ceará como um dos Agentes de Transformação empenhados em serem indutores de ações de governança socioambiental no setor público.
Além do TCE Ceará, Renata Andrade mencionou que as Cortes de Contas de São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Pará e Goiás “possuem o poder de potencializar e tornar eficazes ações nos órgãos públicos”, sublinhando a importância da atuação dos Tribunais na agenda da Sustentabilidade.
Para a coordenadora do Comitê ESG do TCE Ceará, Silvânia Brilhante, o destaque da estratégia no Congresso é uma validação do trabalho interno do Tribunal: “Estar aqui no IV CATC, e testemunhar a Estratégia ESG do TCE Ceará ser destacada em um painel sobre Governança Local e Emergência Climática, é motivo de imensa satisfação e orgulho para toda a nossa equipe. Acompanhei de perto o empenho e a dedicação com que o presidente Rholden Queiroz abraçou esta causa e aprovou temas importantes para a Agenda ESG 2025 do TCE, dentre eles, o de Mudanças Climáticas. O que foi apresentado não é apenas um plano, é a materialização de um compromisso institucional profundo com a sustentabilidade. Este reconhecimento, neste fórum tão importante, nos reafirma: O TCE Ceará está no caminho certo para ser um agente de transformação no Estado e no Brasil. Parabéns a todos que fazem parte desta jornada!”
Além de Silvânia Brilhantes, o auditor Itacir Todero, que coordena o Comitê de Sustentabilidade do TCE Ceará, participa do Congresso Ambiental.
IV CATC
O IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas (CATC) encerra nesta sexta-feira (24/10), discutindo como temática principal “Governança Climática e Justiça Socioambiental: o papel do setor público e dos Tribunais de Contas na construção da sustentabilidade”. O encontro, que iniciou na quarta-feira (22), ocorre no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
O evento conta com palestras e painéis voltados a temas como mudanças climáticas, desmatamento, biodiversidade, financiamento climático, compras públicas sustentáveis, transição energética, direitos dos povos originários e governança ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário