Para governador, troca do PDT pelo PSDB marcou "outro rumo" na trajetória política de Ciro, que foi aliado do PT até 2022
O governador Elmano de Freitas (PT) disse que Ciro Gomes (PSDB) escolheu “andar ao lado da extrema direita” ao se alinhar politicamente a bolsonaristas. Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (28), Elmano foi questionado sobre o ato de filiação do ex-ministro e ex-governador ao PSDB.-
O momento na semana passada reuniu as lideranças políticas da oposição no Ceará. Apontado como possível candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2026 pelo grupo da oposição, Ciro tem se aproximado de figuras como o presidente estadual do União Brasil, Capitão Wagner, e o deputado federal e presidente estadual do PL, André Fernandes.
Para Elmano, a troca do PDT pelo PSDB marcou um “outro rumo” na trajetória política de Ciro, que foi aliado do PT até 2022.
“Eu penso que o ato de filiação do Ciro diz por si, porque quem se filia ao lado de André Fernandes, Jaziel e do bolsonarismo diz exatamente qual foi a escolha política que fez. O ex-governador Ciro Gomes fez uma opção política de andar na política brasileira e no Ceará ao lado da extrema direita e, efetivamente, com isso ele não tinha como ficar no PDT”, disse o governador, durante cerimônia para assinatura do acordo do Projeto de Assentamento Irrigado Jaguaribe-Apodi.
“Extrema direita significa gente que foi contra a vacina, significa gente que quer tirar direitos do nosso povo, significa negacionismo. Então, lamento demais essa opção que esse cearense está fazendo”, completou o petista.
O governador também reagiu às declarações do agora tucano, que fez duras críticas ao presidente Lula (PT) e ao ministro da Educação, Camilo Santana (PT), no discurso durante a filiação ao PSDB. Elmano avaliou como “ataque absolutamente injusto, inadequado e desrespeitoso” as falas sobre Lula e disse que Ciro “tem muita inveja” de Camilo.
As últimas movimentações de Ciro ocorrem enquanto ele é apontado como o favorito na oposição do Ceará para ir para a disputa pelo Governo do Estado, sendo possivelmente o principal adversário de Elmano nas eleições do próximo ano.
Em relação à disputa eleitoral, o governador disse que “na hora certa” esse debate será feito. “Nas últimas (eleições) já ficou muito claro que o povo cearense preferiu ficar com o time de Lula e Camilo, do qual eu tenho o prazer e o orgulho de ser governador desse projeto no Ceará, do que ficar com aqueles que se abraçam com a extrema direita”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário