"Flamengo entra com o favoritismo para a final, mas pouco", diz Rivaldo sobre decisão da Libertadores
A final da CONMEBOL Libertadores da América 2025, marcada para este sábado, 29 de novembro, às 18h, em Lima, no Peru, coloca frente a frente as duas equipes que há anos ditam o ritmo do futebol brasileiro e sul-americano. Palmeiras e Flamengo voltam a decidir o torneio mais importante do continente, repetindo a presença constante em campanhas vitoriosas recentes. Para analisar o duelo, a Betfair reuniu impressões exclusivas do seu embaixador Rivaldo, referência técnica do futebol internacional.
Ao projetar o confronto, que coroará o primeiro clube brasileiro tetracampeão da Libertadores, R10 aponta uma ligeira vantagem para o Rubro-negro, mas faz questão de frisar que o favoritismo não garante nada em decisões desse porte. “Acho que o Flamengo entra com mais favoritismo para a final, mas bem pouco. Está numa situação melhor, praticamente precisando de uma vitória para ser campeão brasileiro. Já o Palmeiras, teoricamente, o Abel Ferreira largou o Brasileirão para pensar só nessa final. Eles vão jogar tudo nessa final para justificar o ano”, analisou Rivaldo.
Para o embaixador da Betfair, essa escolha do técnico português aumenta a pressão, mas também pode servir de motor emocional: “O Palmeiras de Abel sabe que se não ganhar a Libertadores, mesmo sendo um treinador histórico do clube, vai ser bastante criticado por ter aberto mão do Brasileiro. Por isso, acredito que ele está preparado para essa final e vai motivar todos os jogadores a tentar ganhar do Flamengo. Mas o clube carioca, pela situação em que está, chega mais confiante. Só que é uma final, e o Palmeiras vai fazer o possível para ganhar”.
Rivaldo vê o Flamengo com mais nomes e força individual, mas ressalta o equilíbrio competitivo entre os dois times. “O Flamengo é o time que tem mais elenco, mais jogadores, atletas com mais nome e histórico de conquistas. Já o entrosamento do Palmeiras é o diferencial da equipe, o treinador faz bom trabalho e tira o máximo dos jogadores. Mas falando somente de nomes, o Flamengo é mais forte. Acho que o time carioca tem uma pequena vantagem, mas isso não significa nada numa final. O Palmeiras pode ir lá, vencer e ser campeão”, comenta o embaixador da Betfair.
De acordo com a Betfair, as odds para a final da Libertadores 2025 estão pendendo mais para o Flamengo ser campeão, são 54% de chances de título do clube carioca, contra 46% do Verdão.
Sobre o duelo entre os treinadores, o pentacampeão mundial afasta qualquer narrativa de que a experiência de Abel Ferreira em finais de Libertadores colocaria Filipe Luís em desvantagem. Para Rivaldo, o que decide é o comportamento dentro das quatro linhas. “Acho que não dá vantagem nenhuma. Quem vai fazer toda a diferença serão os jogadores em campo. Quem tiver mais vontade de ser campeão é que vai ganhar. O treinador não entra. Eles já sabem exatamente o time que vão colocar. Depois vai depender dos atletas darem a vida para serem campeões. Um treinador experiente ou não pode errar uma substituição; isso acontece no futebol, mas em campo quem decide são os jogadores”, ressalta R10.
Domínio é reflexo do extracampo
Para o pentacampeão mundial, a estabilidade dos dois clubes se explica pela forma como foram construídos e conduzidos nos últimos anos. Segundo ele, não se trata apenas de ter bons jogadores: “Acho que além do bom entrosamento e dos bons jogadores que têm, conta muito a maneira de trabalhar das diretorias nestes últimos anos: eles sabem contratar, trazem jogadores de qualidade que com certeza vão se destacar na equipe titular, mantêm pagamentos em dia, sem atrasos. Isso deixa os jogadores felizes e a harmonia acaba ajudando o desenvolvimento das equipes”, afirma Rivaldo.
O ex-jogador acrescenta que a infraestrutura oferecida pelos dois gigantes é um elemento decisivo: “A estrutura do Palmeiras é muito boa e a do Flamengo também, e isso ajuda muito aos times a conquistarem títulos e estarem sempre na linha de frente dos títulos que disputam. Quando você tem um ambiente assim, tudo fica mais fácil para brigar por títulos. É por isso que, nos últimos anos, os dois vêm fazendo grandes campeonatos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário