Contato

As chaves das cadeias

 


Quatro presidentes brasileiros foram presos desde a redemocratização; veja quem são e motivos
A prisão de Jair Bolsonaro (PL) ampliou para quatro o número de ex-presidentes detidos no Brasil desde a redemocratização. Nos últimos sete anos, Lula, Michel Temer, Fernando Collor e agora Bolsonaro enfrentaram condenações à prisão devido a diferentes investigações.
O ex-presidente Jair Bolsonaro preso na superintendência da Polícia Federal, em Brasília Foto: Wilton Junior/Estadão
O ex-presidente Jair Bolsonaro preso na superintendência da Polícia Federal, em Brasília Foto: Wilton Junior/Estadão
Ao considerar também o período antes da redemocratização, o total chega a oito presidentes. Além dos nomes do período recente, também foram presos Hermes da Fonseca, Washington Luís, Arthur Bernardes e Juscelino Kubitschek, detidos em contextos políticos distintos que incluem a República Velha e a ditadura militar.
Washington Luís (mandato de 1926–1930) foi deposto na Revolução de 1930 e preso logo após o movimento. Hermes da Fonseca (1910–1914) foi detido em 1922, acusado de incentivar levantes armados. Já Juscelino Kubitschek (1956–1961) foi preso em 1968, durante o endurecimento da ditadura militar após o AI-5. Arthur Bernardes (1922-1926) participou da “revolução constitucionalista” de 1932; foi então preso e exilado pelo governo Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário