Prefeitos de municípios da Serra da Ibiapaba solicitaram reforço no patrulhamento policial em trecho da rodovia que liga os municípios de Guaraciaba do Norte e Tianguá. Os gestores enviaram ofício para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará após relatos de ataques a ônibus que transportam universitários da região.
O documento é assinado pelos prefeitos Eurico Arruda (MDB), de Viçosa do Ceará; Alex Nunes (PSB), de Tianguá; Decim Muniz (PSB), de Ubajara; Saul Maciel (PT), de São Benedito; Cefas Melo (PSD), de Guaraciaba do Norte; Marcão (PSB), de Ibiapina; Zé Weliton (PT), de Carnaubal, e Ronilson Oliveira (PT), de Croatá.
O texto menciona a ocorrência de "situações de grande risco à segurança e à integridade física vivenciadas pelos universitários que se deslocam diariamente de suas residências às instituições de ensino superior localizadas na região". Conforme os gestores, os ataques ocorrem especialmente no período noturno e ao longo de trechos menos iluminados, sendo motivo de "extrema insegurança" para os estudantes.
Relatos indicam que o objetivo dos criminosos seria promover assaltos aos passageiros dos ônibus e, para isso, estariam atacando com pedras e até tiros os veículos.
Em nota enviada ao O Estado sobre o assunto, a SSPDS-CE disse que a Polícia Civil apura denúncias de tentativas de roubo. A pasta informou também que a Polícia Militar mantém operações de prevenção e combate a ações criminosas por meio do 27º Batalhão, que emprega viaturas e motocicletas no patrulhamento.
"A região conta também com o apoio do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), que possuem unidades instaladas na área. Quando necessário, o policiamento ostensivo recebe suporte de outras unidades especializadas, como o Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) e o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), entre outras", completa o texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário