Contato

Imprensa internacional repercute destruição causada por tornado no Paraná


O desastre causado pelos fortes ventos e tempestades no Brasil desde a última sexta, 7, ganharam destaque na imprensa internacional. Diversos meios de comunicação repercutiram especialmente as imagens de destruição na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, onde um tornado deixou ao menos seis mortos e 773 feridos.
Tornado no Paraná é o mais devastador da história recente do Estado, diz meteorologista do Simepar
Quem são os 6 mortos em tornado no Paraná
A rede britânica BBC destacou o estado de calamidade no Estado do Paraná e a indicação de que “80% da cidade foi destruída”. Também deu espaço à fala do coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, que comparou a situação em Rio Bonito à de uma guerra.
Em seu site internacional, a rede de notícias CNN destacou os ventos de 250 km/h, mostrando imagens aéreas da devastação, e citou que o número de mortos e feridos “ainda pode aumentar”. O veículo destacou também a fala do governador do Estado, Ratinho Júnior (PSD), de que o tornado foi uma “catástrofe sem precedentes na história”.
Destroços após passagem de tornado em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná Foto: Rubens Anater/Estadão
Destroços após passagem de tornado em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná Foto: Rubens Anater/Estadão
Nos Estados Unidos, a ABC News informou que centenas de pessoas precisaram de cuidados médicos, com ao menos 10 delas tendo passado por cirurgias, e mencionou a postagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em solidariedade às vítimas.
O jornal norte-americano The New York Times noticiou que “moradores postaram vídeos nas redes sociais mostrando telhados destruídos, postes de luz derrubados e carros capotados”, com destaque à cidade de Rio Bonito do Iguaçu e às declarações de Ratinho Júnior.
Na Espanha, o El País abordou a tragédia citando o fato de Rio Bonito do Iguaçu estar a cerca de 300 quilômetros “das famosas cataratas” e lembrando da COP-30 no Brasil.
Pessoas caminham em região afetada por tornado no Paraná. Foto: Daniel Castellano/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário