Contato

Coluna do Macário Batista em 04 de dezembro de 2025


Imposto mínimo e reforma tributária agitam final de ano de contadores
O fim de ano dos contadores promete ser mais agitado do que a época de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. Dezembro será a véspera não só da entrada em vigor da reforma tributária, mas também o mês em que muitas empresas vão fechar balanços fora de época para evitar que seus principais sócios paguem o imposto mínimo sobre lucros gerados até 2025. "Os contadores estão sofrendo uma pressão que eles nunca tiveram. Parece época de entrega de declaração de imposto de renda", afirma Gabriel Paranaguá, sócio da área Tributária do Felsberg Advogados. Valdir Amorim, coordenador técnico e jurídico da consultoria IOB, afirma que o primeiro passo para as empresas é atualizar seus sistemas para que seja possível fazer as retenções corretas do imposto de renda sobre salários e dividendos a partir de janeiro, conforme a nova lei sancionada pelo presidente Lula na última quarta (26). "Muita gente vai ter dúvida e vai consultar os RH das empresas para entender esses cálculos. Os desenvolvedores têm que entregar o software da folha de pagamento. E isso vai afetar também os escritórios de contabilidade", afirma Amorim. A questão mais complicada, no entanto, é a mobilização para pagar dividendos sem o imposto mínimo. Para isso, sociedades anônimas precisam realizar assembleias e aprovar o balanço e a destinação dos lucros até o dia 31. Para empresas limitadas, deve ser convocada reunião de acionistas. Nos dois casos, as atas devem ser registradas na junta comercial para evitar contestações sobre as decisões tomadas, segundo o especialista do IOB. Esse cenário ainda pode mudar caso seja aprovado um projeto que tramita no Senado e adia essas deliberações para abril do próximo ano. Também é necessário aguardar a regulamentação da Receita Federal sobre a nova legislação, que trouxe muitas dúvidas.
A frase: "É mandatório ter uma regulamentação. Há tantas questões que o risco de cometer um erro é muito grande." Cristina Camara cita como exemplos, o prazo para definir o pagamento dos dividendos e também a dúvida sobre como aplicar a regra da isenção para estrangeiros.
Essa loucura tá louca (Nota da foto)
Leitor manda: "É muita maluquice. Cada um querendo se salvar como pode.O Carlos atropelando o mundo para ser senador em Santa Catarina. O outro fugiu pros EUA e não sabe o que fazer. O Girão é espírita e evangélico não vota em espírita.".
De bermuda, no café
Esta semana, em bermudas, o senador do Piaui, apaixonado por terras de Croatá, no pé da Serra Grande,no Ceará o senador piauiense Ciro Nogueira, esteve em Fortaleza. Quase anônimo, conversou apenas à mesa do café.
A nova dona do bolsonarismo
Aos gritos de "traidor, Ciro Não", André Fernandes foi vaiado no tal evento que acabou oficializando o apoio à candidatura de Eduardo Girão ao Governo do Ceará pela brilhante e poderosa senhora Bolsonaro. Agora vai.
Cê acredita em IA?
O portal Lance, voltado pras coisas dos esportes, depois das partidas no Brasileirão, consultou inteligência artificial, que cravou os times que serão rebaixados para a série B. O ChatPT apontou que Peixe e Colorado não vão escapar da zona e Fortaleza e Vitória ficam na série A. Tu achas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário