Descoberta bombástica: suco de frutas comum no Brasil pode melhorar saúde do coração; saiba qual é. Um novo estudo conduzido por pesquisadores do Brasil e da Califórnia sugere que beber um copo de suco de laranja sem açúcar por dia pode contribuir para uma vida mais longa e um coração mais saudável. A pesquisa analisou 20 adultos entre 21 e 36 anos, que consumiram 500 ml da bebida diariamente durante dois meses. Após esse período, amostras de sangue foram coletadas para avaliar mudanças em cerca de 1.700 genes presentes nas células imunológicas. Os cientistas observaram alterações em genes associados ao funcionamento dos vasos sanguíneos, ao metabolismo e à resposta inflamatória — fatores diretamente ligados ao risco de desenvolvimento de doenças cardíacas. Segundo os autores, os resultados reforçam o potencial dos flavonoides, antioxidantes naturais presentes na laranja, em modular processos importantes para a saúde cardiovascular. Os flavonoides, também encontrados em frutas vermelhas, chá e cacau, desempenham papel importante na defesa celular. Eles combatem os radicais livres — moléculas instáveis que, em excesso, provocam danos ao DNA, às proteínas e aos lipídios das células. Esse processo leva ao chamado estresse oxidativo, condição que desencadeia inflamação e aumenta o risco de doenças crônicas como câncer e enfermidades cardíacas. Os autores do estudo destacaram que os efeitos positivos observados estão relacionados ao suco de laranja sem adição de açúcar. Já sucos adoçados são associados a maior risco cardíaco, pois podem provocar picos de glicemia e inflamação nos vasos sanguíneos. As doenças cardíacas seguem como a principal causa de morte nos Estados Unidos, vitimando cerca de 1 milhão de pessoas a cada ano. Diante desse cenário, os pesquisadores acreditam que entender como alimentos comuns afetam a expressão genética pode ajudar na criação de estratégias de prevenção mais eficientes.
A frase : “Essas descobertas reforçam o potencial terapêutico do suco de laranja, fornecendo informações inéditas sobre os mecanismos moleculares por trás de seus efeitos na saúde” Escreveram os autores.
Se precisarem me chamem (Nota da foto)
Durante entrevista em Sobral, Cid Gomes reabriu a discussão sobre seu retorno à disputa ao Senado em 2026. Quando ele disse: “não tenho apego a cargo. Mas, se for necessário ser candidato a síndico de prédio, eu serei”, a desistência da reeleição passou a ser revista. Ele está ao jogo.
Povo da goela larga
Tribunal nega pedido do ICMBio e mantém veto a 'pedágio' na Vila de Jeri
O TRF-5 negou ontem, em julgamento na Segunda Turma, o recurso de apelação do ICMBio e da concessionária Urbia e manteve vetada a cobrança de taxa aos visitantes que usam a estrada do Parque Nacional de Jericoacoara para chegar à Vila de Jeri.
Pedágio além mar
Por dois votos a um, os desembargadores entenderam que a concessionária e o órgão federal defendiam um "pedágio" ao turista que quisesse cruzar o parque, único acesso possível à vila, que tem gestão municipal e é onde está a estrutura de hotéis e restaurantes, por exemplo.
Romeu foi ao meio fio
O Presidente da Assembleia do Ceará, que hoje seria candidato a deputado federal armou o cacete. As últimas estripulias da Câmara Federal, a banda podre, claro, arrancou de Romeu Aldigueri nas redes oficiais dele este comentário: "Pior Câmara dos Deputados da história atacaa novamente a soberania, ataca a democracia, ataca a harmonia entre os poderes, normaliza o golpismo e blinda o crime".

Nenhum comentário:
Postar um comentário