Contato

Coluna do Macário Batista em 12 de dezembro de 2025


O sertão grita
MPF recomenda medidas para melhorar rede pública de ensino em Ibaretama (CE). O Ministério Público Federal (MPF) expediu uma série de recomendações com medidas a serem adotadas em Ibaretama, no Ceará, com o objetivo de melhorar a rede pública de ensino e de assegurar o pleno exercício do direito à educação. O município foi um dos 25 selecionados no país para acompanhamento e atuação prioritária no âmbito do Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc).No total, o MPF expediu 12 documentos direcionados à gestão municipal. Eles trazem recomendações para solucionar diferentes tipos de problemas identificados nas unidades de ensino. Entre as medidas a serem adotadas pela prefeitura estão, por exemplo: a regularização do fornecimento de merenda; a garantia de acessibilidade em escolas; melhorias estruturais nas edificações; e capacitação de pessoal para garantir a adequada prestação de uso de recursos públicos. Ibaretama apresenta baixos indicadores sociais e educacionais, com desempenho menor do que a média brasileira. Alguns dos problemas que justificam esse resultado e motivaram a expedição de recomendações foram levantados em escuta pública realizada pelo MPF e Ministério Público do Estado do Ceará em 11 de setembro. Mais de 300 pessoas participaram da audiência para discutir a qualidade da educação básica no município.
A frase: "Só é ético o que todo mundo pode fazer". Immanuel Kant. Sabe quem foi?
21 dias de ativismo (Nota da foto)
Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na noite de quarta-feira (10/12), solenidade em alusão aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A deputada Juliana Lucena (PT), autora do requerimento: “A violência contra a mulher é uma emergência social e não podemos naturalizar essa realidade. Estamos aqui reafirmando nosso compromisso ao lado das mulheres, acolhendo, orientando, criando políticas públicas e cobrando responsabilização”.
Bolsa família no Ceará
Um total de 1.334.348 famílias em todos os 184 municípios do Ceará estão contempladas em dezembro com o Bolsa Família. Para isso, o investimento do Governo do Brasil no estado supera R$ 896,9 milhões.
Na média...
O valor garante um benefício médio de R$ 675,30. O cronograma de pagamentos teve início na quarta-feira, 10 de dezembro, e segue até o dia 23, de acordo com o final do Número de Identificação Social – NIS.
Agora tem especialistas
No Ceará, 73 profissionais já estão atuando na rede pública pelo programa do governo federal, distribuídos em 17 municípios. O objetivo é ampliar o acesso da população a serviços especializados de média e alta complexidade, reduzindo o tempo de espera no SUS.
Na soma geral
O estado passa a contar com 103 médicos especialistas em atividade. As cidades beneficiadas são: Aracati (2), Barbalha (10), Brejo Santo (2), Canindé (2), Crateús (1), Crato (16), Fortaleza (😎, Icó (2), Iguatu (5), Juazeiro do Norte (2), Limoeiro do Norte (1), Quixadá (4), Quixeramobim (5), Russas (1), Sobral (9), Tauá (1) e Tianguá (2).
Ciro sendo Ciro
O Ciro Gomes mandou matar um processo contra um jornalista cearense. O jornalista foi a ele agradecer. Conversaram na medida certa até que lembraram de Sobral. Aí descambou pra risos e uma declaração do então ex-quase-futuro réu: Digam tudo dele e contra ele, mas jamais cairá nos seus ombros a pecha de ladrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário