Contato

Elmano reforça parceria com aliados do União em meio a impasse

 


Aliados como Moses Rodrigues e Fernanda Pessoa trabalham para que federação União-PP esteja na aliança de apoio à reeleição do governador
O governador Elmano de Freitas (PT) tem intensificado as parcerias e demonstrado publicamente a boa relação que possui com seus aliados no União Brasil, com destaque para o deputado federal Moses Rodrigues e o prefeito Oscar Rodrigues, de Sobral, e a deputada federal Fernanda Pessoa e o prefeito Roberto Pessoa, de Maracanaú.
Os gestos ocorrem em meio ao impasse no União Brasil do Ceará. A legenda está hoje dividida. Figuras como o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o ex-deputado federal Capitão Wagner defendem levar o partido para uma chapa da oposição nas eleições de 2026, enquanto que os Rodrigues e os Pessoa trabalham para que o União vá para a aliança em torno do apoio à reeleição de Elmano.
Apenas nessa segunda-feira (22), o governador teve duas agendas em Sobral, ambas na área de segurança pública. No desembarque no Aeroporto de Sobral, o governador foi recepcionado pelo prefeito Oscar, pelo deputado Moses, vereadores do município, lideranças políticas e populares. Além disso, a cúpula da segurança pública do Estado acompanhou Elmano na visita.
A primeira agenda foi a inauguração da nova sede do 3° Comando Regional da Polícia Militar (3º CRPM). O espaço vai abrigar também o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM). O investimento do Estado no equipamento foi de mais de R$ 5,9 milhões. Na ocasião, a Polícia Militar ainda doou 350 revólveres calibre 38 para a Guarda Civil Municipal de Sobral.
A segunda agenda foi em seguida. Elmano participou da solenidade de promoção dos policiais e bombeiros militares. Outras solenidades estão previstas para Fortaleza e Crato, nesta terça-feira (23). Ao todo, 3.770 agentes do Estado subirão de nível em suas carreiras.
Na semana passada foi a vez de o governador estar junto aos aliados da família Pessoa. Elmano marcou presença na sexta-feira (19) no lançamento de um mutirão de cirurgias pelo “Mais Saúde”, em Maracanaú, ao lado do prefeito Roberto e da deputada Fernanda. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Maracanaú em parceria com Governo do Estado e União, tem como meta a realização de 480 procedimentos até março de 2026.
Já no último dia 15 Elmano entregou a nova Ponte do Jacomé, ligando os municípios de Maracanaú e Pacatuba. A obra foi uma parceria entre Governo do Ceará e prefeituras das duas cidades. A ocasião reuniu dois prefeitos do União Brasil com Elmano: Roberto Pessoa, de Maracanaú, e Larissa Camurça, de Pacatuba. A deputada Fernanda Pessoa e outras autoridades também estiveram presentes.
O governador já comentou sobre a aproximação com o União Brasil, mas disse preferir "aguardar" uma decisão oficial do partido sobre as eleições. "Para mim, o que mais importa é o relacionamento positivo que nós temos construído com o deputado Moses, com a deputada Fernanda, com o prefeito Roberto Pessoa. Acho que isso vale muito e é o mais importante. Quanto à decisão partidária, é sempre bom a gente ter muito respeito pelos processos internos que cada partido tem", disse Elmano, em entrevista coletiva na sexta-feira (19), pouco depois de estar na agenda do Mais Saúde, em Maracanaú.
"Vamos aguardar o processo do debate interno do União e da federação União Progressista", completou.
Impasse em federação
O União Brasil integra, junto com o PP, a federação União Progressista (UPB), cujo destino ainda é incerto. No Ceará, o PP já está na base de Elmano, enquanto que o União apresenta governistas e oposicionistas. A sigla, comandada hoje por Capitão Wagner, precisa ter uma definição diante da proximidade das eleições de 2026.
Já sobre a federação, havia a expectativa de que a presidência no Ceará fosse anunciada na semana passada, o que não ocorreu. A definição ficou para o próximo ano.

Fernanda Pessoa afirmou ao jornal O Estado que seu nome e o de Moses Rodrigues teriam avançado para comandar o União e a federação no Ceará, após reunião com Antônio Rueda, que preside União Brasil e União Progressista nacionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário