Contato

Mostrando as cartas

 


Psol anuncia pré-candidatura de Jarir Pereira ao Governo do Ceará
O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) anunciou que terá candidatura própria ao Governo do Ceará em 2026. O nome escolhido para a liderar a chapa é o professor Jarir Pereira (Psol), membro da executiva da sigla, integrante da direção do Sindicato APEOC e professor da rede estadual de ensino.
Segundo nota assinada pelo presidente estadual do PSOL, Alexandre Uchoa, a decisão de lançar candidatura própria foi oficializada em reunião do diretório estadual do Psol na última sexta-feira (19), após debate interno que tratou da tática eleitoral para o próximo ano.
Ainda conforme o texto, "em breve" o diretor do Ceará vai dar mais informações sobre a decisão, convocando uma primeira coletiva de imprensa "para iniciar o diálogo com os veículos de comunicação e com a população cearense".
Apesar de integrar o campo político de esquerda, o Psol no Ceará não faz parte da base do PT. Membros do partido defendem uma posição independente em relação tanto às gestões de Evandro Leitão (PT), na Prefeitura de Fortaleza, como de Elmano de Freitas (PT), no Governo do Estado.
Mesmo assim, filiados ao partido possuem cargos nas duas gestões. Tecio Nunes é secretário municipal de Política sobre Drogas. Já Adelita Monteiro é secretária estadual da Juventude.
O Psol compõe uma federação com a Rede Sustentabilidade, que deve ser renovada em 2026. O foco das siglas está nas eleições proporcionais, com metas de eleger ao menos um deputado federal e deputados estaduais.
A eleição de um representante na Câmara dos Deputados é importante, inclusive, para atingir a cláusula de barreira, percentual mínimo de votos na eleição para deputado federal que garante a representação parlamentar das siglas, que será de 2,5% em 2026.

Nenhum comentário:

Postar um comentário