Contato

A UFC informa!

 

UFC reconhece atraso nos pagamentos a terceirizados e culpa MEC
Solução "depende da normalização do fluxo de recursos oriundos do Ministério da Educação para as universidades federais".
A Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgou, na quinta-feira (15), uma nota reconhecendo o atraso no pagamento de salários de terceirizados que atuam na instituição. Desde o último dia 9, trabalhadores da zeladoria estão paralisados devido aos atrasos nos salários e benefícios – vale-alimentação, vale-transporte e cesta básica – referentes a dezembro de 2025.
“A UFC informa ter conhecimento de que algumas empresas prestadoras de serviços à instituição têm encontrado dificuldades para o cumprimento de suas obrigações, o que impactou o pagamento de salários e benefícios de colaboradores terceirizados neste mês de janeiro de 2026. Essa situação é agravada porque, neste momento, a UFC, assim como as demais instituições federais de ensino superior do país, enfrenta limitações orçamentárias e financeiras típicas do início do ano, decorrentes de ajustes burocráticos necessários à transição entre os exercícios financeiros”, traz a nota.
Havia a expectativa de que a situação fosse resolvida na última terça-feira (13), mas os pagamentos não ocorreram. Trabalhadores apontam que os atrasos no pagamento por parte das empresas terceirizadas são constantes.
Desde outubro de 2025, devido aos atrasos, a UFC passou a fazer os pagamentos diretamente aos funcionários vinculados à LDS Serviços de Limpeza LTDA. De outubro a dezembro os pagamentos ocorreram normalmente, porém, em janeiro o atraso voltou.
A UFC afirmou já ter adotado as “providências administrativas cabíveis” para regularizar os pagamentos. No entanto, ainda segundo a universidade, a solução “depende da normalização do fluxo de recursos oriundos do Ministério da Educação (MEC) para as universidades federais”.

A expectativa da instituição é que se trate de uma “condição transitória” e que os repasses sejam normalizados nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário