Contato

Ceará - Cerapió larga oficialmente de Aracati nesta terça-feira (27)




São quatro etapas e 1 mil km percorridos cruzando mais de 30 cidades, com pernoites em Canindé e Sobral, no Ceará, e Piracuruca, no Piauí. Competição termina no próximo dia 30, em Teresina (PI)
Alta | Web
Aracati é o palco da concentração da largada do Cerapió (Gentyl Linhares/Cerapió)

O evento é aberto a população (João Jorge/Cerapio)
O evento é aberto a população
(João Jorge/Cerapio)
Alta | Web
Depois de Aracati, o Cerapió segue rumo a cidade de Canindé, no sertão cearense (Doni Castilho/Cerapió)
Depois de Aracati, o Cerapió segue rumo a cidade de Canindé, no sertão cearense
(Doni Castilho/Cerapió)
O litoral do Ceará é o ponto de partida do percurso de 1 mil km do Cerapió 2026. Nesta terça-feira (26), a caravana de um dos maiores rallys de regularidade e enduro do país se despede de Aracati rumo ao município de Canindé, no sertão cearense. O evento é formado pelas categorias motos (incluindo big-trails), carros 4x4, UTVs, quadriciclos, e Expedição – que alia aventura e turismo em um roteiro entre o Ceará e o Piauí.
A concentração do Cerapió começou no último domingo (25), com a Arena Cerapió montada na Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Foram dois dias destinados para o credenciamento, retiradas de kits, adesivagem dos veículos e briefings.
O piloto Matheus Milfonte (equipe ZMT), ressalta o crescimento técnico que a competição atinge a cada ano. “O Cerapió testa nossas habilidades em terrenos diferentes e exige constante evolução. Quem entra para vencer o Cerapió, tem que estar com a pilotagem e a navegação afiados. É isso que o torna tão especial”, fala Milfonte, que faz dupla com o navegador João Marcos Martins Bezerra. Eles são de Fortaleza (CE).
Natural de Aracati (CE), o piloto Elias Segundo Neto (Planet Racing) – inscrito na categoria dos UTV’s com o navegador Daniel Sena Ximenes –, celebra o fato de largar de casa para uma prova do nível do Cerapió. “É uma alegria disputar o rally na minha terra e viver essa experiência de perto”, comemora.
A largada de Aracati começa a partir das 7h, com a saída da primeira moto. A chegada em Canindé está prevista para às 14h.
Quatro dias de desafio entre litoral, sertão e serra
A primeira etapa – entre Aracati e Canindé –, tem estradas estreitas, terreno arenoso e trechos que exigem atenção redobrada da navegação. Logo no início, os off-roaders serão submetidos à um desafio determinante para o resultado. “Temos um balaio extremamente complexo, com muitas referências curtas e mudanças de direção. O entrosamento da dupla vai fazer a diferença”, alerta o diretor de prova, Erlich Cordão.
No segundo dia – entre Canindé e Sobral –, o cenário muda completamente. São cerca de 221 km com estrada cascalhada e trechos em serra. As médias de velocidade estão mais altas, impondo mais ritmo e pedindo constância. O terceiro dia entra no Piauí, com pernoite em Piracuruca. É o trajeto mais longo desta edição: 313 km e variação intensa de terreno.
O quarto e último dia segue rumo à Teresina (PI); passa por áreas de carnaubais e fecha o rally e enduro como um dos dias mais desafiadores. “É uma disputa que testa o físico, o mental e a experiência dos participantes, nos mais variados terrenos”, afirma Saulo Silva, diretor de prova da categoria Motos.
Aventura, cultura e turismo
Paralelo a competição, segue o comboio do pessoal que só quer passear no Cerapió: a Expedição. Segundo o diretor da categoria, Rodger Nobre, o percurso passa por lagoas, serras, cidades históricas, parques nacionais e áreas de grande relevância ambiental. “A Expedição combina trilhas, turismo, cultura e conhecimento, pois passamos por locais históricos, cheios de muita história. Vamos visitar serras, cachoeiras e parques nacionais, sempre com muita informação e contato com os costumes locais”, explica.
Em Aracati, um dos pontos turísticos mais visitados foi a icônica praia de Canoa Quebrada. A partir daí, o roteiro avança para a região do Vale do Jaguaribe e acompanha o histórico Canal do Trabalhador, importante sistema adutor que abastece Fortaleza (CE).
O caminho ganha altitude na Serra de Baturité, com passagens por pontos emblemáticos como o Mosteiro dos Jesuítas, Guaramiranga e Mulungu, até alcançar Canindé. Na sequência, a expedição parte rumo a Sobral, e visita as serras da Meruoca e da Ibiapaba, na divisa entre Ceará e Piauí; percorre mirantes naturais, formações rochosas e locais históricos, como igrejas centenárias e nascentes de águas cristalinas.
No Piauí, o roteiro inclui o Parque Nacional de Sete Cidades, com suas inscrições rupestres e paisagens singulares, antes do encerramento em Teresina, coroando uma jornada marcada por diversidade geográfica, história e espírito de aventura.
Programação – 39º Cerapió
ARACATI – 25 a 27/01- complexo turístico em torno da Igreja Matriz
25 e 26/01 – CREDENCIAMENTO
26/01 – CREDENCIAMENTO, BRIEFING E LARGADA PROMOCIONAL
27/01 – LARGADA OFICIAL PARA A PRIMEIRA ETAPA: Posto Petrobras CE-040
CANIDÉ – 27/01
- CHEGADA E LARGADA: Estátua de São Francisco da Palmácia (Av. Salustiano Ribeiro Guimarães, 12 - Bica, Palmácia – CE).
- BRIEFING: 19h - Auditório da Pousada Franciscana (Praça Frei Aurélio, 914 - Centro, Canindé - CE)
SOBRAL- 28/01
- CHEGADA E LARGADA: Arena Aeroporto (Endereço: Tv. do Canal, 53 - Coração de Jesus, Sobral - CE)
- BRIEFING: 19h - Centro de Convenções de Sobral (Av. Dr. José Arimathéa Monte e Silva, 300 - Junco, Sobral - CE)
PIRACURUCA- (MOTO E EXPEDIÇÃO) 29/01
- CHEGADA: Praça do Patronato Irmãos Dantas (Av. Nossa Senhora de Fátima, 1105, Centro, Piracuruca, PI)
- LARGADA: Igreja Matriz (R. João Martinho)
- BRIEFING: 19h - Auditório Profª. Lurdinha Brandão (Av. São Vicente de Paula, Br 343)
PIRIPIRI – (CARROS 4X4, MOTO RALLY, QUADRICICLO E UTV) 29/01
- LARGADA: POSTO PETECAS-BR-343 Km 168 s/n (R. João Ximenes, 119 - Petecas, Piripiri – PI)
TERESINA-30/01/2026
- CHEGADA: ARENA TERESINA SHOPPING (Av. Raul Lopes, 1000 – Noivos).
- FESTA DE PREMIAÇÃO: às 20:30h - Espaço de Eventos do Teresina Shopping, entrada pelo estacionamento coberto.
O 39º Rally Cerapió tem patrocínio máster de Consórcio Honda, Ministério do Turismo – Governo do Brasil, do Lado do Povo Brasileiro.
Patrocínio de GWM, Governo do Piauí, SECOM – Secretaria de Comunicação, Governo do Ceará – Setur e Sebrae.
Apoio de Reron e Teresina Shopping.
Apoio Institucional de Prefeitura de Aracati, Prefeitura de Canindé, Prefeitura de Sobral, Prefeitura de Piracuruca e Prefeitura de Teresina.

Supervisão: Federação de Motociclismo do PI e CE / CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, Federação de Automobilismo do PI e CE / CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário