Contato

Coluna do Macário Batista em 07 de janeiro de 2026

Congresso Internacional dos Tribunais de Contas premia TCE do Ceará
O Programa “Transição Responsável”, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará, foi agraciado com a segunda colocação no Prêmio Innovatio – Reconhecimento à Inovação nos Tribunais de Contas, durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC). A cerimônia de premiação ocorreu em Florianópolis, Santa Catarina, e também destacou o programa “Olimpíada de Controle Social das Contas Públicas”, da Corte cearense, com menção honrosa. A iniciativa é promovida pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com apoio das demais entidades do Sistema de Controle Externo. A entrega do prêmio foi conduzida pelos presidentes das entidades realizadoras, os conselheiros Edilberto Pontes (IRB), Edilson Silva (Atricon) e Herneus De Nadal (TCE Santa Catarina). Falando em nome dos organizadores, o presidente Edilberto Pontes, conselheiro corregedor do TCE Ceará, destacou que “o que vemos hoje é mais do que um conjunto de boas ideias: é uma rede de profissionais, gestores e instituições que acreditam que o controle externo deve ser útil, próximo, orientador, moderno e comprometido com quem mais precisa da ação do Estado”. O presidente do TCE Ceará, Rholden Queiroz, recebeu a premiação junto aos servidores da Secretaria de Controle Externo (Secex), Gilberto Bruno, Régis Travassos e Raphael Pinheiro da Costa. “Nós ficamos muito felizes em receber, nessa primeira edição do Prêmio Innovatio, a segunda colocação com o programa Transição Responsável e a menção honrosa com a Olimpíada de Controle Social. Isso mostra que o TCE Cear& aacute; é uma casa que fomenta a inovação, onde se cria um ambiente para que boas ideias possam florescer e sejam executadas da melhor forma”, afirmou Rholden Queiroz. O programa Transição Responsável acompanhou o período de mudança de gestão pública, com a realização das eleições municipais de 2024. A iniciativa buscou garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais e das atividades administrativas relevantes, além de proteger o patrimônio público.
A frase: "Ouviu o trovão? Então não morreu do raio!" Da boca do povo.
Certificados (Nota da foto)
Junto ao presidente do TCE Ceará, a assessora da Presidência, Simone Aguiar, e o diretor-geral do Instituto Plácido Castelo (IPC), Luis Eduardo Menezes, receberam os certificados de menção honrosa da Olimpíada de Controle Social das Contas Públicas. A ação educativa já foi realizada por dois anos consecutivos pelo Tribunal, com a participação de mais de dois mil alunos em cada edição.
Duplicar o Eixão das Águas
Com o compromisso de reforçar a segurança hídrica no Ceará, o governador Elmano de Freitas assinou junto ao BNDES, uma operação de crédito interno no valor de R$ 622,6 milhões para dar continuidade às obras de duplicação do Eixão das Águas, uma das infraestruturas hídricas mais estratégicas do Estado.
Segurança hídrica
Para o governador, o investimento é fundamental para fortalecer a capacidade de abastecimento do Ceará. “Esse aporte é essencial para garantir a segurança hídrica do Estado, especialmente da Região Metropolitana de Fortaleza.
Capacidade ampliada
A duplicação do Eixão das Águas amplia nossa capacidade de abastecimento, prepara o Ceará para o crescimento futuro e assegura água de qualidade à população, à indústria e ao desenvolvimento econômico. Trata-se de uma obra estratégica que reafirma nosso compromisso com o bem-estar dos cearenses”, destacou Elmano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário