Contato

Coluna do Macário Batista em 15 de janeiro de 2026

 


Em nota oficial...
"...O Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) voltou a cobrar do governo federal a criação do Ministério da Segurança Pública, defendendo a separação definitiva da área de Segurança da pasta da Justiça." Publico o que é o começo de uma notícia para explorar um lado do noticiário que costuma embarcar em canoas furadas criadas por um tipo de jornalismo que faz anos conheço, eis que convivendo com a grande mídia, ou a mídia dos grandes centros, costuma especular a partir de quase nada. Ou nada, mesmo. Cansei de assistir entrevistas, e-ou coletivas, onde aparecem perguntas as mais fantasiosas. A mais recente, da qual o Palácio do Planalto jamais imaginou, é a que especula sobre o nome de Camilo Santana para Ministro da Justiça. Perai!!! O cara jamais abriu um vade mecun, conhece a Constituição por obrigação (penso eu)e seu nome aparece "candidato" a Ministro da Justiça. Funciona assim: Camilo Santana, Ministro da Educação, conversava com "jornalistas" e aí veio junto o pedido de demissão do Ministro Lavandowisk. - O senhor seria Ministro da Justiça? Diante de coisa tão estapafurdia, Camilo responde que presente estar onde sempre esteve, quanto ao Ministério. Tenta desconversar, porque jamais o Planalto teria um juizo desse tamanho e a coisa pulou o muro daquela conversa especulativa e sem o menor sentido. Fui ao Planalto, porque o correto é perguntar, e o Planalto nem botou interrogação pra saber que estória seria aquela. Conheço como a coisa funciona. Sem nada nem pra quê, alguém joga um velho "se colar" e ganha a resposta do político que só diz não pra se defender e desconversa pra mudar de assunto. Ai ressalvo com um data vênia humilde: A não ser que a insanidade também tenha feito morada no lugar onde um presidente escolhe seus ministros. Tenho dito.
A frase: "Seu Papa. Ô Seu Papa! Fale com a gente!" Quando o Papa João Paulo II esteve no Ceará, na entrada do antigo Centro de Convenções, jornalistas se aglomeravam à porta. Uma senhora, jovem jornalista de rádio de São Paulo, alta, loira e bonita gritou essa frase pro Papa. Não queria falar com João Paulo mas sair na televisão e ficar pra sempre na minha memória.
Data vênia...(Nota da foto)
É de uma burrice cristalina, ou sem ferradura, o que dá pisadura, inventar Camilo Santana, Ministro da Justiça. Quem criou a notícia não sabe o que falava muito menos quem seguia repostando o texto. Fosse ministro da Agricultura, tou calado, mas Ministro da Justiça! Tou dizendo isso desde a boataria que querem atribuir a Gleise e a Guimarães. São lúcidos, não inventariam tal despautério. Tai o novo Ministro: Advogado; do ramo. Welington Cesar e Silva.
Até as paralelas se encontram
Pois o PSDB vai votar no PT. Ozires Pontes, prefeito de Massapê, do PSDB, vai votar em Tainah Marinho, do PT, para deputada estadual.
Entusiasmo
Meninos do PL, distantes da realidade partidária, andam incensando o nome de Ciro Gomes como candidato, deles, ao Governo do Ceará. É.
Pura inocência
Assumindo a ignorância, não dá pra entender Ciro Gomes, braços dados com o PL do Capitão Wagner. O Capitão com ele, nem tanto, mas o Ciro!!!
Ivo falou, PT rebateu
Em nota o PT, em Sobral, mandou dizer que continua PT até onde for o PT nacional. A liderança de Ivo rasgou a fantasia. Mandaram Sobral responder.
Direitona reage
O diretor do filme brasileiro que disputava três coroas no cenário do Globo de Ouro, levantou duas; melhor ator e melhor filme estrangeiro.
Direitona reage II
O tal diretor, foi ao palco agradecer e desancou Bolsonaro, a quem chamou "irresponsável". Reação: Diretor recebe duro golpe ao não ganhar três Globo de Ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário