Contato

Preços da gasolina e do diesel sobem no Ceará com novo reajuste do ICMS

·

Conteúdo partilhado com: Público

Os preços da gasolina e do diesel devem ficar mais caros em todo o Brasil, incluindo o Ceará, em razão do novo reajuste do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O aumento foi definido pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e entrou em vigor após decisão tomada no ano passado.
Com a mudança, o ICMS sobre a gasolina teve um acréscimo de R$ 0,10 por litro, enquanto o imposto incidente sobre o diesel aumentou R$ 0,05 por litro. O reajuste impacta diretamente o valor final pago pelos consumidores nos postos de combustíveis.
Os valores têm como base o último levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), referente à semana de 21 a 27 de dezembro de 2025, que aponta os preços médios praticados no país. No Ceará, o efeito do aumento pode variar de acordo com a região e a política de preços adotada por cada posto.
O reajuste foi definido em setembro do ano passado pelo Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal. Para o cálculo, foram considerados os preços médios mensais dos combustíveis divulgados pela ANP no período de fevereiro a agosto de 2025, em comparação com o mesmo intervalo do ano anterior.
Apesar de o aumento no imposto ter valor fixo por litro, especialistas destacam que o impacto final no bolso do consumidor pode sofrer variações, influenciado por fatores como custos de distribuição, margem de lucro dos postos e concorrência local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário