O presidente do PT de Sobral, Emerson Cristiano, afastou a ideia de um possível rompimento com o grupo dos Ferreira Gomes após as declarações do ex-prefeito da cidade, Ivo Gomes (PSB), em tom crítico ao partido. O diretório municipal do PT convocou uma reunião extraordinária para avaliar o teor das declarações e seus desdobramentos no cenário político, assim como debater e deliberar sobre o posicionamento político do PT em âmbito local.
Entre outras coisas, Ivo Gomes disse que não teria mais compromisso em apoiar a reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), apontando principalmente como justificativa além a aproximação do petista com os Rodrigues, adversários dos Ferreira Gomes em Sobral. O ex-prefeito também sinalizou votar no irmão Ciro Gomes (PSDB) para governador.
Emerson disse que as falas de Ivo surpreenderam o PT, mencionando que o apoio à reeleição de Elmano era aguardado como "natural" tendo em vista o apoio do governador à gestão da cidade de Sobral quando administrada pelo pessebista. Por outro lado, o posicionamento de Ivo é visto como "pessoal".
"A gente entende que é um posicionamento pessoal, não é um posicionamento do partido e tudo mais, mas a gente sabe que ele, como liderança, leva muita gente. Então, a gente ouviu com bastante surpresa e preocupação", falou o presidente do PT Sobral ao O Estado.
Emerson disse que a reunião do diretório será nesta sexta-feira (9). Segundo ele, sem Ivo, o PT municipal deve agora assumir o protagonismo da campanha à reeleição do governador Elmano e do presidente Lula (PT) em Sobral. A nível local, o PT deve buscar um "reposicionamento", mas um possível rompimento com os Ferreira Gomes é no momento descartado.
"Ele (Ivo) está desobrigado. E aí, o que o PT vai fazer? Vai ficar de braços cruzados? Não. Vamos chamar a militância, vamos conversar com o PT estadual, vamos conversar com o próprio governador e ele dará o direcionamento de como o PT vai reagir aqui em Sobral. Isso será em outro outro momento, mas neste momento é mais uma análise de posicionamento do partido no sentido de protagonizar a eleição do Elmano em Sobral, já que a gente perdeu esse aliado", explicou Emerson.
Vice-presidente do diretório do PT de Sobral, ele assumiu a presidência em 29 de dezembro, no lugar da vice-prefeita da cidade, Christianne Coelho. Ela vai assumir o cargo de conselheira da Agência de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviço Público de Saneamento Ambiental (ACFOR) da Prefeitura de Fortaleza, escolhida pelo prefeito Evandro Leitão (PT) e aprovada pelos vereadores da Capital.
Emerson explicou que Christianne teve de deixar o posto na direção do partido para atender a um requisito do cargo que ela irá assumir em Fortaleza, que veda a participação em direção partidária.
Apoio dos Rodrigues
O presidente do PT Sobral também respondeu sobre as críticas de Ivo à aliança do governador Elmano de Freitas com os Rodrigues, apontados como bolsonaristas pelo ex-prefeito. Emerson evitou associar a aliança com o PT e disse que essa é uma articulação nacional para levar o União Brasil para base de Elmano nas eleições, articulação essa em que estão envolvidos o senador Cid Gomes (PSB); o ministro da Educação, Camilo Santana (PT); o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, e os deputados federais Fernanda Pessoa (União) e Moses Rodrigues (União).
"É para trazer para base do Elmano, não necessariamente é uma aliança com o PT. É para votar no Elmano, para facilitar o caminho dele e neutralizar uma candidatura do União Brasil no Ceará, que aí acabou tendo reflexo em Sobral, mas o PT de Sobral, por exemplo, não tem aliança com os Rodrigues, nós não temos. Nós fomos vice na chapa da Izolda, nós perdemos a eleição e hoje estamos na condição de oposição do Oscar (Rodrigues)", falou Emerson.
O Estado também entrou em contato com o PT Ceará, por meio da assessoria de imprensa, para buscar um posicionamento sobre as falas de Ivo Gomes e o impacto nas alianças para a reeleição de Elmano de Freitas, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.
Por Igor Magalhães
Nenhum comentário:
Postar um comentário