A iniciativa tem como objetivo atender à demanda imediata por profissionais qualificados na construção civil
O SENAI Ceará realizou, na última quarta-feira (21/01), em parceria com a Direcional Engenharia, a certificação da primeira turma do "Programa Aprendendo a Construir", iniciativa que leva capacitação técnica diretamente para o canteiro de obras, em Fortaleza. O Programa tem como objetivo atender à demanda imediata por profissionais qualificados na construção civil, contribuindo para o aumento da produtividade e para a valorização da mão de obra do setor.
A ação é resultado de uma parceria nacional entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE). O diferencial do Programa está na metodologia inovadora, que combina aulas teóricas e atividades práticas supervisionadas, ministradas pela equipe técnica do SENAI Centro, no próprio ambiente de trabalho dos alunos.
A primeira turma foi formada por 16 serventes de pedreiro da Direcional Engenharia, selecionados para o curso de Instalação Hidráulica, com carga horária de 100 horas/aula. Os colaboradores trabalham no período da manhã e realizam a capacitação no contraturno, otimizando o tempo produtivo e reduzindo o deslocamento dos trabalhadores. A iniciativa de qualificação integra um esforço setorial para enfrentar a escassez de mão de obra na construção civil.
Segundo a supervisora administrativa da Direcional, Armily Sousa, a relação entre a Direcional e o SENAI Ceará já é de longa data, começando com o programa de aprendizagem. "Agora, iniciamos uma nova etapa focada na transformação de pessoas, elevando os serventes ao nível de profissionais mais qualificados. Nos inscrevemos no Programa da CBIC voltado ao profissionalismo no setor e fomos selecionados para dar esse pontapé inicial”, explicou. Armily destacou ainda que a expectativa da empresa é ampliar a iniciativa. “Nossa intenção é formar novas turmas em outras áreas da construção civil onde também enfrentamos dificuldade para encontrar profissionais capacitados”.
Para a gerente do SENAI Centro, Alcilane Mota, o resultado da primeira turma reforça o papel estratégico da instituição no fortalecimento da indústria e na qualificação profissional. “É com alegria que encerramos essa turma com pleno êxito. Esses profissionais agora possuem uma formação que reafirma as boas práticas que já aplicavam no dia a dia, em total engajamento com as metas da Direcional. Isso mostra que o SENAI Ceará, além da formação profissional, atua diretamente com a indústria para fortalecer a mão de obra e garantir entregas de excelência”, afirmou.
A coordenadora pedagógica do SENAI Centro, Aline Ferrer, também celebrou a conclusão da formação, destacando o comprometimento dos participantes ao longo do processo. “Essa turma iniciou a capacitação em novembro, estendendo-se até agora. Concluímos o curso com alunos assíduos e comprometidos, o que resultou em um sucesso absoluto em termos de pontualidade e entrega de resultados. Só temos a agradecer pelo êxito obtido”, ressaltou.
Entre os beneficiados pela iniciativa está Jefferson Silva da Costa, de 27 anos, que atua há pouco mais de um ano na Direcional. Para ele, o curso representou a oportunidade de consolidar conhecimentos. “O curso foi muito bom para nos capacitarmos ainda mais dentro da empresa". Jefferson também destacou a qualidade do ensino e a estrutura oferecida pelo SENAI Centro. “Sempre tive o SENAI como referência, mas conhecer a estrutura de perto foi excelente. Agora, meu objetivo é crescer cada vez mais dentro da empresa”.
A formatura também simboliza ascensão profissional para jovens como João Vitor Alves Souza, de 21 anos, que atualmente ocupa o cargo de ajudante de servente na Direcional. “Estou muito feliz por essa etapa. Nunca imaginei que chegaria onde cheguei. Hoje sou ajudante, mas estou no caminho para virar bombeiro hidráulico. Para João Vitor, que antes conhecia o SENAI "apenas de nome", a experiência prática abriu novas perspectivas. “Agora que concluí o de Instalação Hidráulica, quero seguir estudando", projetou.
A interlocutora do Programa, Graziele Martinez, reforçou que a conclusão da primeira turma representa um marco para a iniciativa. “Essa formação amplia o conhecimento técnico dos alunos e proporciona novas perspectivas profissionais. É a materialização do propósito do Programa da CBIC, que é transformar vidas por meio da qualificação e do desenvolvimento de competências”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário