Coluna do Macário Batista em 20 de fevereiro de 2026
Deu no Correio da Manhã, de Portugal
Presidente brasileiro assina lei que distribuirá gás gratuito a 15 milhões de famílias. Plano tem como objetivo combater a pobreza energética que afeta as famílias com menos recursos. O presidente brasileiro, Lula da Silva, aprovou a criação de um programa --- batizado de "Gás do Povo" --- que garante o abastecimento gratuito de botijas de 13 kg a famílias vulneráveis, medida deverá beneficiar 50 milhões de pessoas. O plano tem como objetivo combater a pobreza energética que afeta as famílias com menos recursos, atendendo especialmente às dificuldades de acesso ao gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecido como 'gás de cozinha'. O programa é destinado às pessoas inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e os requerentes têm de comprovar um "rendi mento por pessoa até metade do salário mínimo", informou a Presidência brasileira num comunicado divulgado pela Agência Brasil. A presidência brasileira anunciou a acreditação de "10.000 pontos de venda em menos de dois meses" e que "um em cada seis revendedores de GLP do país ficou vinculado à iniciativa". O Executivo brasileiro, que espera que o projeto --- Lei n.º 15.348 --- esteja totalmente operacional em março, estima que o programa alcance aproximadamente 15 milhões de famílias que cumpram os requisitos estabelecidos. Por exemplo, qualquer família que pretenda aceder ao programa deverá ser previamente beneficiária do 'Bolsa Família' com, pelo menos, dois membros e ter mantido o cadastro atualizado no CadÚnico nos últimos 24 meses. Além disso, o Código de Identificação Fiscal (CPF) do chefe da família deve estar em "situação regular" e "sem incidentes", como verificações pendentes ou registos de óbito. Para quem não tem acesso à internet ou telemóvel, (telemovel é celular em Portugal)o programa permite a utilização do vale através do cartão 'Bolsa Família' com chip, ou simplesmente através do fornecimento do número de identificação fiscal do responsável pela família no ponto de venda credenciado.
A frase: "Se o papel que passarem pra mim, de coordenar a campanha (pró reeleição de Elmano Governador), pode ter certeza de que farei isso de corpo e alma". Cid Gomes, Senador da República.
6 X 1 (Nota da foto)
Cerca de 84% dos brasileiros são favoráveis aos trabalhadores terem, no mínimo, dois dias de descanso por semana, segundo a pesquisa da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, feita nas 27 unidades da Federação, entre os dias 30 de janeiro e 5 deste mês. Ainda de acordo com a pesquisa 73% dos entrevistados apoiam o fim da escala 6×1, desde que não haja redução de salário. Foram ouvidos 2.021 cidadãos acima de 16 anos de idade.
Afinando o francês
A Air France anuncia voos diários entre Fortaleza e Paris no verão 2026/2027. Hoje são quatro voos por semana entre as cidades, diretos. No período serão sete voos semanais.
Posse
Os comunistas, socialistas e ante-extrema direita, estão arrumando as malas para a posse, dia 9 de março, do novo presidente de Portugal, o socialista Seguro que destruiu a direita portuguesa.
Gargarejo
A turma do gargarejo, que assovia e bate palmas no governo do Ceará, anda cheia de marra. É que o anúncio de que Cid Gomes poderá coordenar a campanha pra reeleição de Elmano deu brilho e fogo no parquinho.
Quem promoveu?
Quem bolou acertou na mosca com festa de carnaval no domingo no Passeio Público, para crianças da cidade e visitantes. Sem dúvida uma iniciativa que havia tempo não se levava a peito na capital.
Desconfiança
Ouvido em restaurante chic da cidade: " - Essas pesquisas ai. Nem vou discutir números. Minha preocupação é com quem assina e com a metodologia dos questionários".

Nenhum comentário:
Postar um comentário